Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50625)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140804)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->`VIVA A REPÚBLICA - PARTE CINCO FINAL -- 06/04/2004 - 22:00 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(CONTINUACÃO DE VIVA A REPÚBLICA...)
ENFIM, É COISA TíPICA DE CIDADE DE INTERIOR.SE ASSIM NÃO FOSSE, O QUE SERIA DE DIAS GOMES, AMADO E TANTOS OUTROS QUE TRANSPÓEM PARA O LIVRO OU PARA A TELINHA , TANTOS CAUSOS, DE TANTOS CENÁRIOS AFINS?
O QUE É `ATíPICO`É QUE O TRIO, O SEU ENTROSAMENTO É A SUA VONTADE DE ANONIMAMENTE TRABALHAR PELO LUGAR.MAS UM DIA UM SAI. O OUTRO TAMBÉM. E O OUTRO IDEM. AFINAL, TERIAM CUMPRIDO SUAS MISSÓES VISIONÁRIAS- CLARO QUE NO PENSAMENTO! E A EXPERIÊNCIA VVALE. E COMO VALE(PELO MENOS PARA ESCREVER UMA CRONIQUINHA BREJEIRA).
OS TRÊS, COMO A DIZER `UM POR TODOS E ODOS POR UM`MAIS PARECIAM PERSONAGENS DO ALEXANDRE DUMAS, QUE ENCONTRARAM NO LIVRO DE MIGUEL DE CERVANTES E COM UM TAL DE D.QUIXOTE E SEUAMIGO SANCHO PANCA, RESOLVERAM CONSERTAR O MUNDO. QUQLQUER DIA DESSES UM VELHO E RESPEITADO SENHOR ,CONHECIDO POR NICOLO MACHIAVEL, LHES ABRIRÁ O SEU LIVRINHO `O PRINCIPE`, E Aí , ENTÃO, VÃO APRENDER E VIVER.TCHAM,TCHAM,TCHAM...
BOM , MAS COM OS TRÊS OU SEM OS TRÊS, VALE A PENA VISITAR SENADOR FIRMINO,QUE BREVEMENTE RECEBERÁ O ASFALTO EM SUA ESTRADA, DEIXANDO PARA SEMPRE `OS CEM ANOS DE SOLIDÃO`, DE GABRIEL GARCIA MARQUEZ.
SENADOR FIRMINO, COMO PIRANGA E OUTRAS CIDADES DA REGIÃO SERRANA, DÃO MOSTRAS DE UM DESENVOLVIMENTO ENORME NO SÉCULO PASSADO.PORÉM, COM A CONSTRUCÃO DA ESTRADA DE FERRO PELOS INGLESES , NA BAIXADA, AS CIDADES QUE SERVIRAM DE LEITO AO TREM, FORAM BENEFICIADAS E AS OUTRAS, CONDENADAS.ISSO NOS ENSINOU UM DIA O INTELIGENTE PROMOTOR DE JUSTICA, DEPOIS PROCURADOR , GRANDE CRONISTA E HISTORIADOR, DR. JOSÉ CAMPOMIZZI FILHO.
É TAMBÉM ,DO MESMO INTELECTUAL UBAENSE A INFORMACÃO DE QUE CONCEICÃO DO TURVO RECEBEU O OUTRO NOME, EM HOMENAGEM AO POLíTICO FLUMINENSE ,SENADOR FIRMINO.
MAS O QUE A GENTE QUERIA MESMO ERA CONTAR A HISTÓRIA DE UMA REPÚBLICA(OU DE UMA REPUBLIQUETA)IGUAL A TANTAS OUTRAS (OU TONTAS) OUTRAS QUE TEVE BONS MINISTROS, MAS FALTOU UM BURGOMESTRE(OU PRESIDENTE).
E VIVA A REPÚBLICA. (TODOS DE PÉ) : `VIVA!`
UBÁ, MG, 06.04.2002 FIM. PUBLICADO NO JORNAL "VOZ DE RIO BRANCO" O AUTOR, CLEBER LIMA,FOI SECRETÁRIO DE ESTADO,DEPUTADO ESTADUAL,(MG) ,JORNALISTA,ESCRITOR,MESTRE EM DIREITO, PROFESSOR. (ESCREVI O TEMPO INTEIRO TENDO AO LADO O SEU PAI, RECENTEMENTE FALECIDO, NOSSO PARTICULAR AMIGO DR. JOSÉ LIMA FILHO QUE ME ACOMPANHOU NA REDACÃO.) SAUDADE, DE UM GRANDE TEMPO. SAUDADE DOS AMIGOS, CLEBER, ZEZINHO, ZÉ LUIZ, PESSOAL DE SEFIR. SAUDADE DE DR. JOSÉ LIMA). BOA NOITE `A TODOS.OBRIGADO CLEBER.UMA VEZ MAIS. Ricardo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui