Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->`VIVA A REPÚBLICA PROTAGONISTAS .PARTE 4 -- 06/04/2004 - 21:35 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
( CONTINUACÃO DE VIVA A REPÚBLICA, OU CEM ANOS DE SOLIDÃO) PARTE 4 -PROTAGONISTAS
OS PROTAGONISTAS SÃO : O PROFESSOR RICARDO NACIF NJAIM, QUE JÁ FOI PRA EUROPA, JÁ FOI PRA CUBA,MIL PAíSES, JÁ FOI PRA OURO PRETO E QUE AGORA, PARECE,AQUIETOU-SE ÀS MARGENS PLÁCIDAS DO VELHO TURVO,COMO DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL (EX-NORMAL)
PROF. CíCERO TORRES GALINDO. É O `TURCO`HA HISTORINHA. (TODA HISTÓRIA BRASILEIRA , TEM UM LIBANÊS DE VERDADE, GERALMENTE ATRÁS DO BALCÃO), COMO NA VIDA REAL, FAZ O IMPORTANTE PAPEL DE EDUCADOR- OU DE MINISTRO DA EDUCACÃO DESTA REPUBLIQUETA INDEPENDENTE.E A EDUCACÃO É O TIPO DE COISA QUE O RICARDO LEVA A SÉRIO, ACHA QUE (ELA ), TRANSPÓE A SALA DE AULA.

O MÉDICO, INTELIGENTE, COMPETENTE,CULTO, COMEDIDO,ESTATURA TANCREDIANA,É O DOUTOR ZÉ LUIZ FERREIRA GONCALVES,QUE RODOU POR Aí, ATÉ SUBIR A SERRA DO DIVINO PARA FICAR EM SENADOR, POR ESSA GRANDE TEMPORADA. O MÉDICO DO `SCRIPT`, É OBVIAMENTE O MINISTRO DA SAÚDE.

JÁ NA SEGURANCA, O DESTINO FISGOU O DR.JOSÉ LIMA DA SILVA, filho, QUE COMO `ZEZINHO NA HISTÓRIA`(TODO CONTO BRASILEIRO QUE SE PREZE, TEM QUE TER UM PERSONAGEM COM O NOME ZEZINHO PARA DAR MAIS AUTENTICIDADE) É O DELEGADO.HAVIA IDO E SE DEMORADO, LÁ PELAS BANDAS DO ARAGUAIA. MAIS PRECISAMENTE EM SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA,ONDE JUNTAMENTE COM TETÊ, LíVIA E DEPOIS LIANA, RECEBERAM AS BENCÃOS DO FORTE E MACÉRRIMO DOM PEDRO CASALDÁLIGA, E VEIO SER DELEGADO EM MINAS.
NO ELENCO É O TERCEIRO PERSONAGEM A COMPOR A TRILOGIA : EDUCACÃO, SAÚDE E SEGURANCA., OU TROCANDO EM MIÚDOS , COMO A TURMA FIRMINENSE DIZ, "SÃO OS TRÊS DA REPÚBLICA DDD_O DOUTOR,O DIRETOR E O DELEGADO."
OS TRÊS JOVENS, PROGRESSISTAS , ANIMADOS, VIVEM
NUMA MESMA CIDADE, COM A FELICIDADE DE CONVIVEREM EM HARMONIA.
PARA UMA CIDADE DO INTERIOR,NADA MELHOR QUE TRÊS ELEMENTOS DE CURSO SUPERIOR, DE EXPERIÊNCIA DE VIDA(VIVIDA EM OUTRAS PLAGAS) COM TRABALHOS, ADMINISTRATIVOS E INTELECTUAIS PARA DAR ...TUDO ISSO PARA SERVIR UM PROVINCIANO TORRÃO MONTANHÊS.
SENADOR FIRMINO TEVE A SORTE, DE RECEBER DE UMA SÓ VEZ,TRÊS ELEMENTOS QUE SE INTEGRAM À COMUNIDADE E SE ESFORCAM PARA AJUDÁ-LA ALÉM DOS LIMITES DE SUAS FUNCÓES.
A COMUNIDADE OS ACEITA BEM. PORÉM, SE O `ALCAIDE`QUISESSE, PODERIA, SEM PERDER A POMPA E O PRESTíGIO- TER GRACIOSAMENTE , ASSESSORES DE VISÃO, PARA ELEVAR AOS PíNCAROS, A
COMUNA SERRANA. AS OPORTUNIDADES SURGEM E SE VÃO, ÀS VEZES, SEM PROVEITO SOCIAL. O MATUTO DE NOSSA REGIÃP,COSTUMA DEFINIR OPORTUNIDADE `COMO O CAVALO QUE PASSA ARREADO ,ESPERANDO ALGUÉM PARA MONTAR`. E SE MONTOU, ELE SAI A GALOPE.
(CONTINUA NO NÚMERO 5)
UBÁ, MG, 06.04.2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui