Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->`VIVA A REPÚBLICA ....PARTE TRÊS` -- 06/04/2004 - 20:56 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(CONTINUACÃO DA PARTE 2)
E A TURMA DA REPÚBLICA ,QUE PENSA EM `VERSO E PROSA`,COMO EM PLENO EXERCíCIO ROMÂNTICO DE UMA ARCÁDIA, VAI MAIS LONGE EM SUAS TEMERIDADES.
QUE O ASFALTO, COM SUAS MODERNIDADES, NÃO DESTRUA OS CASARIOS ANTIGOS QUE ABRIGAM SUAS POMBAS EROLINHAS; NEM OS IMENSOS QUINTAIS COM ÁRVORES FRUTíFERAS,DE ONDE ÀS TARDES DE PRIMAVERA E DE VERÃO,SURGEM O CANTO INCONFUNDíVEL DO SABIÁ(QUE MUITO BEM DISSE O MESTRE ZIRALDO, DESMENTINDO A CÉLEBRE POESIA DE GONCALVES DIAS-`MINHA TERRA TEM PALMEIRAS, ONDE CANTA O SABIÁ...`, SEGUNDO O NOSSO AMIGO- E É UMA VERDADE TROPICAL- SABIÁ NUNCA CANTOU EM PALMEIRAS, NEM EM CARATINGA DO ZIRALDO, NEM NO NOSSO RIO BRANCO E NEM TAMPOUCO EM SENADOR FIRMINO.; ELE CANTA MESMO É NA MANGUEIRA! E COMO CANTA! PRINCIPALMENTE EM SENADOR FIRMINO,EM ÉPOCA DE MANGA. QUE AS ÁGUAS CRISTALINAS DE UM MANSO RIACHO QUE LÁ SIMPLORIAMENTE É CHAMADO DE CÓRREGO DA PRACA- CONTINUE ATRAVESSANDO A PRACA,ORNAMENTANDO O JARDIM, COMO UM PRESENTE DA NATUREZA.QUE OS PICA-PAUS DOS MOURÕES DA ESTRADA CONTINUEM DANDO SUAS BICADAS, E OS TROPEIROS COM SEUS ANIMAIS EM FILA INDIANA,CONTINUEM TRANSPORTANDO AS MERCADORIAS NOS JACÁS. QUE O CARRILHÃO DA MATRIZ NÃO EMUDECA-NEM DEIXE OS PREGUICOSOS DORMIREM...
QUE SE CONSERVE TUDO QUE HÁ DE BOM E QUE O ASFALTO CHEGUE DEPRESSA.
A ISSO TUDO, FRUTO DO HIPER IDEALISMO ROMÂNTICO, CHAMA-SE ; COLOCAR A INTELIGÊNCIA, A CRIATIVIDADE E O CONHECIMENTO A SERVICO DA COMUNIDADE.
QUENAO SE LÊ OU SE VÊ NA TENÊ O AGRESTE DO JORGE AMADO, EM `TIETA`,DÁ PARA ENTENDER COMO O AUTOR ENCONTRA SEUS PERSONAGENS E COMO DETERMINADAS PAISAGENS, LHES INSPIRAM PARA CENÁRIOS. QUANTOS `MANGUES SECOS`NÃO EXISTEM POR Aí?
ESSA HISTORINHA, ACONTECEU DEVERAS, NUMA CIDADE SERRANA AQUI DAS CERCANIAS, QUE UM DIA TEVE O SUGESTIVO E ABENCOADO NOME DE "CONCEICÃO DO TURVO" E DEPOIS DEVE TER ENTRADO PARA POLíTICA E VIRADO SENADOR, `SENADOR FIRMINO`.
(continua na parte 4) TEMA ; OS PROTAGONISTAS.
E.T.ESTE ARTIGO FOI ESCRITO EM 1989. O ASFALTO NÃO CHEGOU. DIZEM QUE AGORA SAI...TORCEMOS, POR ISTO ELE É BASTANTE ATUAL, NÃO ACHAM?
UBÁ, MG, 06.04.2004

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui