Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->VIVA A REPÚBLICA CEM ANOS DE SOLIDÃO PARTE DOIS -- 06/04/2004 - 20:35 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(CONTINUACÃO DA PARTE 1)
OS TRÊS IDEALISTAS, NÃO SE CONTENTARIAM,SIMPLESMENTE , COM AS SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS. ERA PRECISO PARTICIPAR MAIS DA COMUNIDADE, SE COMUNICANDO, PROMOVENDO AS COISAS, TRANSMITINDO SEUS CONHECIMENTOS, FAZENDO UMA INTEGRACÃO COM AS AUTORIDADES E POLíTICOS, OS JOVENS DO LUGAR, ENFIM, A VERDADEIRA COMUNA. SONHAR. ERA PREISO SONHAR. ALIÁS, SEMPRE SERÁ PRECISO SONHAR.E NEM TODOS TÊM A SUBLIME CAPACIDADE DE SONHAR.!
QUE NÃO FOSSE UMA COMUNIDADE PERFEITA, UMA UTÓPICA `REPÙBLICA`TIPO PLATÃO, MAS QUE FOSSE UMA `UTOPIAMIRIM`, BEM TUINIQUIM, OU PARA SER MAIS AUTÊNTICA- E GENUíNAMENTE NOSSA-BEM DOS `COROADOS`.
SONHAR, COM BENEFíCIOS , USANDO DAS AMIZADES E CONHECIMENTOS NA CAPITAL, CANALIZANDO RECURSOS ECONÓMICOS E SOCIAIS. SONHAR, COM O APROVEITAMENTO DAS RIQUEZAS NATURAIS , COMO POR EXEMPLO UMA RESERVA ECOLÓGICA, EM UMA DAS AINDA-MUITAS MATINHAS NATIVAS COM SUAS CASCATAS E PISCINAS NATURAIS,NUM PROJETO TURíSTICO, PREPARADO PARA A CHEGADA DO ASFALTO.. SONHAR AINDA,COM O TOMBAMENTO PELO IEPHA , DA IGREJA ESTILO BARROCO E OUROS PRÉDIOS, A MAIORIA SOBRADOS DE PAU-A-PIQUE, QUE FORMAM O CASARIO DO SÉCULO PASSADO, INCLUINDO-OSNO ROTEIRO TURíSTICO.
O GRUPO, COM O PENSAMENTO VOLTADO PARA A PRESERVACÃO, TEME QUE COM A CHEGADA DO ASFALTO, TÃO PROMETIDO EM PALANQUES, ATÉ HOJE,,O CHAMADO `PROGRESSO`SE TRANSFORME MONSTRUOSAMENTE NUM `ASSASSINO CULTURAL`, ENGOLINDO OS COSTUMES E AS TRADICÓES COMO A DA RELIGIOSIDADE(TERRA DE TANTA FÉ E DE TANTOS PADRES!) DAS FESTAS POPULARES, DO `JUBILEU`, COM SUAS BARRAQUINHAS MOVIMENTADAS, QUE ALEGRAM SEMPRE A PRIMEIRA QUINZENA DE CADA AGOSTO; DO SAGRADO 8 DE DEZEMBRO , DIA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEICÃO, DA FOLIA DE REIS E DE FESTAS OUTRAS ANIMADAS PELA BANDA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DA CONCEICÃO.
QUE A CONVERSA COM O VIZINHO, AS VISITAS A AMIGOS E COMPADRES , OS CUMPRIMENTOS ÀS SENHORAS QUE `A TARDINHA SENTAM-SE COM SUAS CADEIRAS NAS CALCADAS, PARA UM `DEDINHO DE PROSA`, NÃO SEJAM INTERROMPIDOS PELO PROGRESSO; QUE SOBREVIVA O ARTESANATO EM TAQUARA E PALHA DE MILHO LÁ PELAS BANDAS DO VILAREJO SE SÃO MANOEL; QUE TAMBÉM NA IGREJA PERMANECAM, ALÉM DO PRÉDIO , AS PINTURAS , O ALTAR, QUE É UMA OBRA DE ARTE DO RIOBRANQUENSE CRISPIM ZUIM; QUE PARA SEMPRE HAJA ESPACO PARA SERENATAS E UM LUGARZINHO NO BANCO DO JARDIM PARA OS NAMORADOS. QUE O ASFALTO CHEGUE, E É BEM-VINDO, PASSE POR PERTO, MAS NÃO TOME O LUGAR OU CUBRA O CALCAMENTO DE PÉ-DE-MOLEQUE OU DOSARTESANAIS PARALELEPíPEDOS, QUE TODO MUNDO FALA BEM SOLETRADO.
(CONTINUA NA PARTE 3)
UBÁ, MG, 06.04.2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui