Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Doce ilusão num prato de macarrão. -- 05/04/2004 - 09:31 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Criança adora comer porcaria. Passa longe de legumes e verduras, inventa mil e uma desculpas para não comer fruta. Mães e pais fazem peripécias para incluir alimentos saudáveis às refeições: batem no liquidificador, misturam a outros alimentos que as crianças gostam, enfim, fazem o máximo para que elas comam o mínimo - destes alimentos saudáveis ,claro.
Preferem chocolates, batatas fritas, bolinhos fritos, muita comida pronta, tipo "comida de caixinha".
Mas há um( dos poucos) alimento saudável, que criança adora, que geralmente salva a pátria: macarrão.
Tem o que é colocado na sopa, junto com um monte de legumes, que é o " de letrinhas". Aquele outro, que também pode ir à sopa, ou comer misturado com carne moída e outros legumes, que é o cabelinho de anjo. Tem o instantàneo, de vários sabores, que fica ótimo quando agregado queijo, ovo, outros alimentos também saudáveis. Não esqueçamos ainda do parafuso, todo enroladinho, que pode ser colorido, e comer fica divertido. Tem macarrão que é igual à conchinha da praia. Comer macarronada fica tão divertido quanto estar na praia.
Um formato diferente, alusivo à criançada, motiva à que elas comam. Está certo que macarrão é maravilhoso, delicioso. Mas a forma interfere no resultado: tem criança que acaba comendo brócolis no meio do macarrão só porque ele é parafuso.
Cá para nós, não tem muita variedade de verduras que seja saborosa. É indiscutível que o verde é saudável, mas quando há opção do amarelinho cortadinho em palito-tão bonitinho-claro que sua criança preferirá a batata frita ao brócolis. Eu também prefiro.
Mas macarrão também é tão querido por todos nós, inclusive crianças,que até expressão em português já existe: "inglês macarrónico" significa quando o sujeito fala o inglês todo enrolado, como macarrão.
E inglês de criança brasileira também é macarrónico, a menos que ela estude muito.Devemos ser benevolentes em relação a isso, porque aprender inglês certamente é muito mais enrolado(e complicado) que cozinhar macarrão.
Macarrão também tem suas complicações, e nossas crianças passam por algumas delas:
- a tal da coisa de comer de colher( sem cortar)- pros nossos filhos, claro que a gente corta...
- o molho de tomate, que suja a roupa - os pequenos escapam da roupa e sujam só a boca porque usam babador, mas os pré-adolescentes, que já comem sozinhos e usam a mesa como guardanapo..... eles precisam entrar por inteiro na maquina de lavar depois de comer, porque até no cabelo tem molho.
Verdade seja dita: tem coisa mais gostosa que comer, ter prazer e porque não fazer um pouco de meleca? Acho que é por isso que macarrão é tão querido por nossas crianças: é meleca na certa.
Crianças ainda não tem toda a prática de comer com garfo e faca que nós adultos temos, e a colher, no caso do macarrão cortadinho, é mais enrolada que ele mesmo.
Por esse motivo, acho que a gente mesmo acaba se irritando em dar a comida, de tanto que demora. E isso que eles mais gostam: quanto menos comer e mais enrolar, melhor.
Mesmo assim, o tal do macarrão de criança que eles tanto adoram não é uma ilusão.
Ao menos um pouquinho de legumes e verduras eles acabam comendo, mesmo que seja uma porção ínfima, que você não consiga visualizar, pois uma grande parte, no chão foi parar.(junto com a colher, diga-se de passagem).
E a gente faz o jogo do contente: pelo menos não comeram porcaria, só fizeram meleca. Melhor assim.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui