Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Work é chopp -- 04/04/2004 - 20:25 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Workshops são bastante utilizados pelas empresas para motivar seus funcionários.
O fim de semana pode ser num Resort da Bahia ou num sitio enterrado no meio do nada.Tudo depende de quanto se pode e quer gastar. Você foi premiado indo à Bahia, porque certamente não é todo dia que lá você pode acordar,olhando para o mar e a piscina kilométrica desse super resort. Só por esse motivo você se sente privilegiado em poder estar lá, mesmo sabendo que a partir das oito, naquele baita dia lindo, ficara internado até as oito da noite rezando a Visão, Missão e Valores da Empresa, sendo que você é o típico profissional tecnólogo.
Essa historia de visão é só seu olho mesmo, e de que adianta querer prever o futuro e programar o que a empresa quer ser em dez anos, se todos sabem que tem um corte programado para dali a um mês?
Mesmo assim, lembra-se a todo minuto: você está na Bahia, terra do carnaval, e tem que ficar dando risada o dia todo, como se fosse Bobo da Corte. Já pensou se o Presidente da Empresa, vindo de fora do país( para quem todos acenam e dão tchauzinho), apesar de nunca ter te visto antes, percebe que você ta no maior desànimo, descontente com essa baita oportunidade de ter vindo para esse Resort, com tudo pago, mesmo dividindo o quarto com mais cinco?
Nesses eventos a gente sente como se o Presidente realmente conhecesse um por um, porque afinal, ele é muito simpático com cada um de nós. Tomou café do seu lado, te deu a mão. Acho que você não está valorizando o emprego que tem.
Mas o pior para você que é tecnólogo e só entende de bits e bytes, é racional até para comprar flores para aquela namorada nova, super linda, a mais concorrida da turma. É o segundo dia de Workshop, que você sabe será um dia reflexivo.
Vocês reúnem-se numa grande sala, meio escura. Todos dão as mãos para fazer a força do grupo emanar de verdade. Depois as luzes se ascendem, como se sua vida estivesse iluminada. Afinal, você trabalha nessa super empresa, está num super resort, numa super companhia, com super profissionais.
Aíi vêm a parte da atividade individual: "O que você pretende estar fazendo daqui a cinco anos?. Pense em todos os aspectos de sua vida: profissionais, pessoais, etc". Você tem vinte minutos para responder naquele barulho, com mais de trezentas pessoas.Percebe que lá no fundo soa uma tentativa de relaxar o ambiente com uma musica clássica.
Mas a inspiração não vem, mesmo sabendo que você está na Bahia. O que vem é a transpiração.Esse ar-condicionado potente não vence devido ao calorão que está. Se não escrever alguma coisa, vão pensar que é completamente incapaz. Se não tem capacidade para vislumbrar um futuro de cinco anos, como pode continuar trabalhando nessa mega-empresa? Imaginou se o vizinho sentado ao seu lado( que você não conhece, e tem medo de fazer qualquer comentário sobre esse monte de babaquisse, pelo menos no seu ponto de vista) te deda para a diretoria geral da empresa? Certamente você fará parte da lista negra de cortes do mês seguinte, se é que seu nome já não está nela.
Bom, então a única alternativa é continuar achando tudo maravilhoso, rir como bobo da corte e escrever o óbvio: "quero continuar trabalhando nessa super-empresa, que me concede muitas oportunidades profissionais. Assumir um cargo de maior responsabilidade, ter maior exposição na empresa, conhecer as outras áreas, e crescer enquanto profissional e pessoa junto com a minha equipe. Quero casar, ter filhos, e espero estar numa situação estabilizada."
Voe não pode ser explicito, dizer claramente: "quero mandar e ganhar uma puta grana". Afinal, imaginou estas expressões visíveis num pedaço de papel? Vão pensar que você é ganancioso ao invés de ambicioso, que não preza as pessoas, só o dinheiro, e que não está de fato comprometido com essa super-empresa, que está te concedendo essa mega-oportunidade de conhecer a Bahia.
Mas o que você conheceu até agora? Nada. Ou melhor: conheceu um pseudo-quarto, porque você nunca viu tanta zona, um resto de café da manha, pois acorda dez minutos antes do inicio das atividades, e uma visão virtual da piscina, do bar, da sala de ginástica, da praia, das garotas, dos restaurantes, etc. Afinal, vocês almoçam e jantam numa sala anexa ao salão de convenções adaptado como restaurante, fazem tudo neste ambiente fechado.
Lógico, isso é estratégico, minimiza o risco de que você veja a luz do sol e conclua que a vida não é nada disso. Você pode preferir pedir demissão voluntariamente aproveitando que o presidente está lá, curtir mais uma semana no Resort , mesmo que seja caro, pois a passagem aérea já está paga, e ainda não correr o risco de ser demitido caso esteja na tal lista do mês que vem.
Pensando bem, mesmo tendo respondido a tal pergunta do que quer daqui a cinco anos, sabe bem o que quer agora: luz, sombra e água fresca. Resolve se demitir. A vaga está disponível.
Até breve, quem sabe em outro workshop, se concluir que não é nada disso.....
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui