Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->MDQCNTDC82 -- 04/10/2000 - 13:40 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ser humano definitivamente não consegue sobreviver sozinho. É por isso que vivem reunidos, ora em amplas salas com ar condicionado ora a céu aberto, em frente à fazenda do presidente. A união faz a força, o açúcar e o café Pilão. Mas só isso não explica. De uns tempos para cá uma característica marcante dos grupos (ou bandos, dependendo da ocasião) é adotar uma sigla que os identifiquem. MST, AAA, TFP e tantos outros mais tradicionais começaram a sofrer a concorrência de dezenas de associações, movimentos e partidos políticos. Esses últimos, por exemplo, estão cada vez mais criativos e enigmáticos. "Partido da Causa Operária". Que causa é esta, meu Deus? "Partido da Frente Liberal", "Partido Liberal", "Partido dos Aposentados da Nação", "Partido da Reconstrução do Orgulho Nacional" e por aí vai. Sinto falta do tempo em que só existiam a ARENA e MDB, que por sinal é hoje o PMDB e que deu origem ao PSDB e onde vai parar um dia, eu não sei.

Já ouvi dizer de uma associação de consumidores reunidos para reaver os direitos adquiridos ao comprarem uma linha telefónica da Telerj. Ainda bem que não levaram a descrição a risca para criar sua sigla. Já pensou? ACRPRDACLTT. Cruz, credo! Tem também o movimento dos sem-teto, dos sem-camisa, dos sem-emprego, dos sem-cobertura e dos sem-bmw. Para que tanto movimento assim? Não seria mais fácil montar uma só agremiação para defender o desenvolvimento do país? Quem sou eu para falar de simplificação...

- Sr. Augusto, como vai? É a Amanda, da ACPA (associação da criança portadora de aids)...

- Mas não foi você quem ligou na semana passada?

- O senhor deve estar confundindo...

É lógico que confundo! Contribuo para três e rezo todas as noites para que realmente a parca quantia doada chegue até as crianças e velhos das associações que me ligam de tempos em tempos. Mas o que me deixa intrigado são justamente as siglas, todas parecidas.

Numa dessas andanças pela Internet deparei com uma outra "tribo" peculiar: FLUPQE. Mesmo tendo visto uma foto do Renato Russo estampada na página inicial, foi impossível identificar o significado da sigla. Ainda bem que o autor se propós a esclarecê-lo no frame "quem somos nós". "Fãs da Legião Urbana Pré Quatro Estações". Isso representava que só podia se cadastrar quem admirasse a banda brasiliense antes do CD (êpa, naquela época era LP) " As Quatro Estações " . Vê se pode?

Podia ficar aqui descrevendo também as siglas correntes no meio empresarial. Inclusive, um fenómeno comum que acontece nos escritórios, é o sujeito usar uma sigla que ele próprio inventou e se orgulhar de os babacas que o ouvem não entenderem nada. "É o que eu chamo de ENHC... é isso, o funcionário tem que Entrar Na Hora Certa" - revela o idiota. Mas vou parar por aqui. Tenho de escrever uma crónica sobre Inveja. Outra hora eu volto ao assunto.

A descrição do título da crónica? Vamos lá: "Movimento Dos Que Choraram Na Tragédia da Copa de 82". Sou o sócio-fundador.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui