Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Aos mestres, com carinho. -- 30/10/2005 - 19:22 (Elias Gonçalves Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caminhava por uma rua erma e presenciei uma cena reflexiva. Num terreno baldio, abarrotado de entulhos e no meio de um tremendo matagal ddesabrochou uma bela e esplendida flor. Esforcei-me e acheguei àquela flor. A fragrância que ela exalava era de deixar qualquer perfume francês a ver navios. Comecei a pensar em como era possível um terreno abandonado e entulhado pode produzir algo de tão grande esplendor. Em seguida me veio à mente os desafios que aquela planta teve de vencer para chegar aquele estágio. Entulhos de construção jogados no terreno, latas velhas, pedaços de madeira, vidros, plástico e tudo o mais se puseram a sua frente. Todavia, sem que se tenha uma explicação lógica para isso, ela foi vencendo cada um desses desafios, ao ponto de agora poder oferecer essa flor maravilhosa.
Logo me pus a pensar nas crianças brasileiras, suburbanas, faveladas, e inseridas “nos terrenos baldios e entulhados” do cotidiano nacional. Quantos desafios essas crianças terão que transpor para desabrochar? Quantas batalhas terão que vencer até o esplendor?
Minha reflexão viajou às escolas do Brasil. Me detive, especificamente, nos professores e professoras que estão lidando com essas crianças no dia-a-dia e fiquei pensando no grande trabalho que esses valorosos profissionais tem a desenvolver. Sob os ombros dos professores pesa a responsabilidade de abrir o matagal, retirar os entulhos e facilitar o desabrochar desses pequeninos. Ao professor caberá o papel de destrancar as janelas do sistema; abrir as portas da esperança e instigar o sonho de um esplendor, que necessariamente não há de ser fama e dinheiro. A muitos bastará a cidadania, o cidadão de direitos, a participação popular e o respeito.
Ao professor que lê esse texto eu quero que você o receba como uma homenagem por tudo o que você já tem feito pelo Brasil.
A você que não é professor, gostaria de desafiá-lo a observar e a valorizar esse profissional que tanto benefício tem trazido a nossa sociedade
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui