Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O TEMPLO - parte 2 ( final) -- 09/11/2005 - 11:54 (Luiz Antonio Perilo Velloso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estou voltando ao texto da semana passada, "O Templo". Conforme combinei, vou apresentar a minha versão. Recebi, ao longo da semana, alguns "e-mails" com versões distintas. Dois deles coincidentes com a minha. Lógico que não esperava interpretações idênticas, até por que, tratando-se de um exercício de percepção, perderia o sentido. Então, vamos à minha versão.

Um homem primitivo é retirado de sua aldeia, colocado num avião e desembarca no Rio de Janeiro. Baseado na sua experiência de vida, nos seus costumes e valores , quando retorna, faz uma narrativa do que viu. Levado do aeroporto ao Maracanã, assistiu um jogo de futebol. No trajeto, fez uma narrativa do que via. Um mundo estranho, caótico, assustador.

Mas, então, você , leitor, poderá estar se perguntando: que tipo de exercício é esse? Qual a lógica, o objetivo. Na realidade, não há nenhuma lógica, nem objetivo, nem tampouco mede coisa alguma. Apenas um exercício de percepção.Quantas vezes queremos falar das nossas construções e o outro as entende como gaiolas, Templos? O inverso também é verdadeiro.
Nossa comunicação e a forma de olharmos o outro, ou a nós mesmos. Quanto nossos valores , costumes, experiência de vida, interferem na nossa percepção?

Nossa tendência ao etnocentrismo, ao egoísmo, geralmente, nos colocam lentes grossas ou finas demais nos olhos. E distorcem nossa visão. Precisamos , e isso sim, é exercício de vida, estar atualizando nossa percepção. Repensar nossos conceitos e pré concepções. Contar e ouvir histórias, na certeza de que alguns as entenderão da forma que as queremos entendida; outros tantos terão versão distinta, a maioria nem as lerão. Mas, nem porisso deixaremos de continuar contando nossas histórias. E ouvir histórias. A maior perfeição que existe é, justamente poder ser imperfeito. Fazer parte da natureza. Ouvir uma música e colocar-lhe letra. Não importa que a original. Mas a que nos faça sentido e nos dê prazer. As crianças conseguem.

Leia mais em www.viversemmedo.com.br




Uma boa semana, com muitas músicas a colocar letras...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui