Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pagar para se empregar? -- 24/03/2004 - 09:57 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Marcos está em mais uma fila de uma enésima entidade, para fazer mais um cadastro para uma vaga de emprego. Está desempregado a oito meses. Mas sempre é esperançoso que seja a hora certa.
O atendente pede os documentos. Ele entrega.
O atendente mexe uns segundos no computador.
-Sr. Marcos, o senhor já tem cadastro conosco.
-Mas eu nunca estive aqui.
-O senhor não compareceu a uma de nossas outras filiais?
-Pode ser. Mas quais são?
O atendente entrega uma relação para ele. São mais de dez. Percebe que se localizam em regiões não próximas a sua casa.Algumas em outros estados, inclusive.
- Não senhor. Nunca estive em nenhum destes lugares.
- O senhor não deve estar lembrando.
- Mas você não pode atualizar os dados e ver se existe vaga disponível?
- Só um momento.
Mexe mais alguns instantes no computador.
-Não senhor, não posso. O senhor esteve aqui a menos de dois meses. Nos só atualizamos as fichas a cada dois meses.
Ele fica frustrado. Mas pergunta:
-Será que não há alguém com o mesmo nome que eu?
-Não me consta nenhum outro Marcos de Lima, senhor.
Marcos havia trabalhado um tempo como operador de telemarketing, e lembrou-se que as consultas podiam ser feitas de várias formas. Os sistemas permitiam consultar dados através de endereço, telefone, R.G, etc...-" Pode ser que ele esteja consultando da maneira incorreta", pensou
- O senhor tem certeza que digitou me nome corretamente?
O rapaz se irritou, respondeu grosseiramente:
-Já não lhe disse que não há outro Marcos de Lima? E virou a tela do computador. Marcos pode ver sua ficha na tela. Mas estava lá: no campo "cidade", o cadastro trazia: Marcos de Lima.
- Meu senhor, você está consultando o nome da cidade, e não o nome da pessoa física.
- Como?
Marcos levantou-se e mostrou a ele que o nome da ficha que tinha na tela era: Jose Barbosa do Nascimento. Cidade: Marcos de Lima
O atendente se constrangeu. Desculpou-se e disse finalmente que era novo naquela repartição.
- Vamos começar de novo, disse Marcos. O senhor consulte "Marcos de Lima" digitando meu nome no campo onde está escrito:"Nome".
Assim fez o funcionário, e não constava ninguém com este nome em seu cadastro.
- Dê- me seus documentos, por favor, para que eu possa abrir sua ficha.
Marcos entregou. Ele logo continuou:
- Vai demorar um pouco, pois estamos com problemas de sistema.
- Quanto tempo?
- Por volta de uma hora.
- Eu não posso lhe deixar os cargos para os quais me candidato e o senhor preenche?
- Não, porque fazemos uma busca na hora. Após o termino do cadastro. Tem muita gente que sai daqui já direcionada para uma entrevista.
Marcos começou a ficar mais animado. Realmente aquela entidade era mais eficiente que outras pelas quais já havia passado.
- Está bem, eu aguardo.
- Vou lhe dar uma senha, o senhor deixa seus documentos e logo em seguida o chamaremos para terminarmos o processo.
Marcos pegou a senha com o numero 08. Ficou animado, pois só havia oito pessoas na sua frente. Foi tomar um café. Afinal ele lhe dissera que demoraria uma hora, o que não era nada para quem estava há oito meses sem emprego.
Depois de quarenta minutos, volta para a sala, que está lotada de gente, e aguarda. Vê que há um painel eletrónico na frente, que mostra o numero da senha e o numero do Box que o candidato deve dirigir-se.
Ouve o barulhinho de mais uma chamada, e lá está seu numero: 08, Box 24.
Seu coração bate forte, e está seguro que finalmente será desta vez. Senta-se na cadeira, mas estranha que será atendido por outro funcionário.
- Sr. Marcos, bom dia...
- Sim, sou eu mesmo. Encontraram alguma coisa para mim?
- Bem, deixe-me explicar, Sr. Marcos. Cadastramos seus dados e suas pretensões de emprego e salariais. No momento, não existem vagas disponíveis. No entanto, recebemos novas ofertas de emprego todos os dias. O senhor pode vir aqui diariamente, consultar nosso banco de dados através de um cartão magnético que receberá pelo correio e identificar se alguma das vagas atende suas exigências. Se preferir, volte à fila que lhe daremos um novo atendimento.
- Ele se desanimou, pois esperava encontrar uma vaga. Mas gostou da idéia do cartão, pois evitaria a fila.
- Porém, continuou a mulher, o cartão deve ser solicitado em outro guichê. Eu lhe darei a senha e o senhor retorna à sala principal para esperar seu numero através do painel.
- Qual o tempo de espera, perguntou ele?
- É imediato.
- Que bom.... Marcos estava num dia de sorte." Pode ser que este cartão seja tudo o que preciso para encontrar um bom emprego e economizar na condução e nos calcados que uso atrás de emprego."
Voltou a sala principal, e viu seu numero no painel nem cinco minutos depois de ter deixado o guiche.
- O senhor veio fazer o cartão?
- Sim.
A moça abriu a tela do computador onde estavam os dados de Marcos, e explicou:
- Senhor, no seu caso, o cartão custa R$ 500,00 e tem validade para dois meses.
Marcos ficou tonto só de ouvir o numero.
-Mas a moca me disse que eu teria direito ao cartão...não disse que era pago...
- Mas infelizmente, a empresa que faz os cartões é terceirizada, e existe um custo na impressão, envio, manutenção do banco de dados, limpeza dos softwares, pagamento de funcionários, gratificações, nos cafés que são distribuídos, material de limpeza , locomoção de nossos funcionários, horas extras, empregados terceirizados que nos prestam serviços, uniformes....
- Mais alguma coisa, senhora?
Ela virou a tela do computador para Marcos, e a lista era de mais de cem itens.
-Não adianta, falou Marcos irritado, batendo na mesa.Procurar emprego é isso mesmo. Sempre uma surpresa, ultimamente,das mais desanimadoras. E foi embora.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui