Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Tudo aquilo que gostaria de ter em meu freezer.... -- 23/03/2004 - 16:00 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Tenho um freezer em minha cozinha que ganhei quando casamos. Naquela época , eu trabalhava feito louca, o que continuo fazendo até hoje. A diferença é que tinha menos experiência de vida, e imaginava que administraria a casa através de uma planilha de computador.
Então, programei quinzenalmente a visita de uma cozinheira, que faria uma diversidade de pratos congelados, para que então pudéssemos dispensar a contratação de uma empregada, economizando assim uma quantia mensal razoável , além de não precisarmos dividir nossa pequena casa com mais um estranho, pois todos sabemos que inicio de casamento o casal se estranha. Até as escovas de dentes são motivo para discussão.
Na primeira visita de Dona Maria, uma senhora escura baixa e corpulenta, vi que minha teoria iria por água abaixo, e que administração domestica era muito mais uma planilha de despesas X receitas. Alias, foi a primeira palavra mágica que Dona Maria pronunciou:
- Querida, onde está seu livro de receitas?
- Livro? Indaguei, surpresa.
- Mas a senhora não sabe cozinhar, já retruquei, nervosa.
- Minha filha, cada casa é uma. Num sei que tipo de tempero a senhora gosta, o ponto da carne, o tipo de molho....
- A senhora faz como está acostumada, disse eu, olhando para o relógio e já atrasada para o escritório...
- Está bem.. A senhora não tem certeza que num quer fica um pouco para nos cunversar?
- Não... como querendo dizer " eu não sei cozinhar. Chamei a senhora aqui pra que? "
Sai atrasada ,e depois fiquei imaginando o que aconteceria. Mas desencanei, pois esta senhora me havia sido tão bem recomendada. Minha amiga havia indicado, dizendo que ela não cozinhara para ela, mas para alguns amigos próximos.
Liguei para casa algumas vezes perguntando como estavam indo as coisas, e ela , toda animada, disse que estava "adorando trabalhar sem ter ninguem no pé." Ela me esperaria e me mostraria como fizera as comidas, onde estavam no freezer, como etiquetara, etc. Parecia até melhor que eu imaginara.
Passei o dia atrapalhada e atarefada no trabalho, e esqueci de Dona Maria. Cheguei próximo as 19:00, e o combinado é que ela ficasse até 16:30, por oito horas de serviço.
Parecia tranquila, e quando me viu , perguntou:
- A senhora está bem, parece tão cansada...
- Estou, sim. Apenas mais um dia movimentado, respondi educadamente.
Ela me levou ao freezer, que estava lotado. Na porta, pela parte de dentro, uma relação das comidas:
- Xinxim de galinha -2
- Vatapá ao molho- 3
- Acarajé recheado 4
- Carne de sol com tapioca- 2
- Nhame com rabanete- 1
- Macarrão frito - 4
Eu continuei lendo a relação e não sabia se o que estava vendo era verdade. Perguntei a ela:
- Dona Maria , que tipo de comida é essa?
- A senhora disse para fazer o que eu estava acostumada, e minha especialidade é comida baiana, minha flor...
- Mas minha amiga disse que a senhora cozinhava bem...
- Mas eu cozinho, o que a senhora esta querendo dizer com isso? Nem provou minha comida ainda?
Ela ficou furiosa. Vi que precisava me controlar, e perguntei quais eram os amigos dessa amiga para quem ela cozinhava. Relacionou -me alguns, e quando me dei conta, era verdade mesmo. O problema era maior que esse. O marido desta amiga é baiano, e seus amigos que vivem em São Paulo adoram comida baiana .
Em seguida ela me mostrou a conta, e não acreditei. Alem do valor estipulado, incluira "umas coisinhas" que "teve de buscar no mercado" e as 2,5 horas de atraso que ficou me esperando. Saiu o dobro que eu calculara.
Posso dizer quanto tempo eu demorei para digerir esta historia, e a comida , então.....
Muita coisa não dava nem para cheirar, de tão forte que era o tempero. Meu marido odiou a tal comida congelada , e me obrigou a contratar uma empregada.
E desde então, quando não conheço direito o serviço que estou contratando, ai sim peço um orçamento com a descrição detalhada. Mas não para calcular o custo. Mas sim para saber se a procedência do produto que comprei é a mesma de onde imaginava ser. Produto paulista tem que vir de São Paulo. E não da Bahia.
E meu freezer? Hoje abriga apenas gêneros de emergência, para aquela comidinha de domingo a noite.... Prefiro mantê - lo desligado, como fiz durante o APAGÃO, à correr o risco novamente de uma indigestão. Isso sim foi uma economia que fiz. E isso eu joguei em minha planilha de computador. Vivendo e aprendendo a jogar......
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui