Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Glauber Rocha - I -- 25/09/2002 - 06:22 (Georgina Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
.



A Companhia das Letras publicou em 1997 o livro "Cartas ao Mundo", escritas de 1953 a 1981 pelo controvertido Glauber Rocha e selecionadas posteriormente por Ivana Bentes. Efetuei algumas anotações durante a leitura e aqui deixo algumas transcrições.



**************************************************





" Eu sou um apocalíptico que morrerei cedo.(...) Às vezes sinto-me louco e absolutamente feliz dentro de uma infinita solidão".(1973 - p/ Cacá Diegues).



"(Glauber) foi um escritor obssessivo, que passou mais tempo sobre uma máquina de escrever que atrás de uma câmera." (Ivana Bentes)



" eu ofendo as pessoas no excesso do meu interesse por ela". (1962 p/ W. da Silveira)



"a partir de minha educação protestante, sou um moralista de berço" (1962 p/ W. da Silveira)



" eu vivo sempre em estado de tensão porque não creio nos amigos, sou parcialmente dominado por um complexo de perseguição, nunca tive coragem de me matar mas penso nisso sempre, como obsessionado". (1952- p/ W. da Silveira)



" Não estudei no Santo Inácio, na PUC, não freqüentei o baile do Municipal, nem o Maracanã, nem o Arpoador, nem o Yatch, nem o MAM." (1981-p/ Cacá Diegues)



" Mãezinha: (...) Passei do Hotel Avenida para uma pensão boazinha e barata. Além disso fica no Centro." (1957).



" Fernando (Peres): Estou em uma pensão infame. A única vantagem é ser no Centro. De resto: suja, escura, cheia degente bruta, calada. Gente de "bas-fond". Mas no fundo é gente boa. Amanhã todos serão meus amigos". Mandei dizer a mãezinha e Milze que a pensão prestava. Confirme se for inquirido a respeito." (1957)



" Acho muito difícil namorar: primeiro sou tímido, segundo odeio as mocinhas frívolas, terceiro só me interessam aquelas que forem cultas e inteligentes(...) quarto não sou de "flirt" barato e passageiro, quero amor como no século passado: romance ardente e perigoso". (1953 - aos 13 anos, p/ seu tio Wilton Andrade).



"...sou incapaz de dormir com uma mulher se não estiver interessado por ela". (1952 - aos 13 anos, p/ W da Silveira)



" As relações absolutistas são frustrantes. Mas as relações realistas são pobres de excitação poética." (1976 p/ Juliet Berto)



" Era absolutista contigo. Idealismo? O amor produz o transcedental para além do metafórico da realidade, poesia, beleza, prazer eterno.. Movimento de amor, amoroso. Paz, imortalidade. Mas é um ritual difícil e a esperança de felocidade tornou-se uma obsessão: tenho medo de não ser amado e a consciência trágica me possui até o "suicídio": ciúme, provocações, agressão, partida, remorsos, desespero, penitencia, calma, renúncia - contigo o processo chegou ao clímax. A cada fase da minha vida há uma relação com uma mulher que acaba na violência." ( 1976- p/ Juliet Berto)



" Em Glauber, sexo está sempre relacionado a uma queda, à degradação e à libido insaciável dos dominadores. Bacanais olímpicos de tiranos, ditadores com suas amantes, semidespidos e excitados, erotismo sob a lama, sob o sangue, sob balas." (Ivana Bentes)



" Glauber não poderá nunca filmar uma cena de sexo sem que ela pareça um apocalipse." ( Paulo Rocha)









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui