Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta em homenagem aos 305 anos de Pombal-PB -- 18/07/2003 - 21:15 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A carta prometida
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Querida Pombal,

Aqui estou, em pensamento, atendendo ao seu honroso convite, nesta data tão importante, em que você comemora mais um aniversário. Evidentemente, não vou perguntar, por questões óbvias, quanto anos você está completando. Não se faz uma pergunta deste tipo à nenhuma senhora.

Sei, no entanto, que já passa dos trezentos anos; muito embora não pareça; tal a vitalidade de seus filhos, que conseguem manter a chama do amor e da solidariedade em relação à terra onde nasceram e às pessoas que nela moram ou a visitam.

Nesta oportunidade, gostaria de lhe pedir desculpas e, até mesmo, perdão. Perdão, por ter passado tanto tempo longe de você. Mas você sabe as razões que me fizeram sair da cidade. Fisicamente, é bem verdade, por alguns anos.

O que você não sabe é que, em momento algum, deixei de pensar em você. De falar de você para os meus novos amigos. Teu nome está em todos os lugares por onde andei. E todos sabem do amor que lhe dedico. E do orgulho que tenho de ser seu filho. E quanto estou vaidoso por ter tido tantos irmãos de valor.

Irmãos que, com o seu talento e perspicácia, engrandecem a nossa cidade. Com o seu humor fino e irreverente. Com a solidariedade gratuita. Com a persistência de quem tem fé. Com a musicalidade e harmonia, em todos os sentidos. E com a tolerância, na medida exata, em relação às dores da vida.

Seus poetas, suas rimas, seus encantos, suas histórias, crenças e valores, andam por todas as minhas esquinas. Esquinas onde converso e mato as saudades da terra natal e de meus irmãos conterrâneos.

Aprendi, é bom que se diga, a gostar mais de você, e a lembrar mais de você, por causa de meu falecido pai. Que era seu eterno amante. Que a adorava. E você sabe disso. Amante à moda antiga. No dizer da canção de Roberto Carlos. Do tempo em que você ainda era pouco mais do que uma bela menina.

Quero lhe dizer que sou muito grato; primeiramente, a Deus; e, em seguida, ao amigo e irmão José Dantas, que encontrei, por acaso, no mundo virtual dos computadores.

Foi desta forma que pude reatar o elo perdido entre os irmãos que aí ficaram, depois de minha partida; e receber este convite para revê-la.

Através do Dantas, cheguei até os versos maravilhosos do poeta Daudeth Bandeira; e do próprio Dantas. E de tantos outros poetas, repentistas e cantadores, que ele tem levado até Pombal para exibir a sua arte.

Aliás, foi também por causa do Dantas, que fiquei sabendo de toda a história do seu (e nosso) lugar, quando li a sua versão a seu respeito.

E foi, também, a partir de suas histórias, que fiquei sabendo do “assassinato” que praticara, ainda criança, quando, pela primeira vez, (sem contar com as que sufocara de arrocho) matou uma rolinha do tipo “cascavel”. E até hoje, ao que eu saiba, ainda não respondeu a nenhum processo sobre este crime, hoje considerado hediondo e inafiançável.

Com o Jerdivan Nóbrega de Araújo, dei um passeio pelo cotidiano da cidade, sob o céu estrelado de Pombal. Na verdade, um estudo sociológico a respeito dos lugares e sua dinâmica com as pessoas da localidade. Mesma relação que ele trava no seu romance, que pode ser o roteiro de um belo filme passado na tela do Cine Lux de Pombal. Dois excelentes trabalhos deste grande amigo e conterrâneo.

A propósito do Cine Lux, que encerrou suas atividades em 1989, vale a pena deter-se, por algum tempo, no trabalho de Werneck Abrantes, com suas fotos e fatos históricos, sobre nossos antepassados. Uma reflexão sobre a memória do nosso passado arquitetônico.

A bem da verdade, uma crítica e um alerta para a preservação de nosso rico patrimônio histórico que, em parte, é bom que se diga, foi atendido, de pronto, com a edição de dois decretos, ambos de 2002, estabelecendo limites de áreas de preservação e ato preparatório para o tombamento de alguns bens imóveis, como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Sobrado de Avelino de Assis, Coluna da Hora e praça Getúlio Vargas, Coreto e Praça José Ferreira Queiroga, Sede da Sociedade Artística Operária Beneficente, Escola Estadual 08 de Julho e Escola Estadual João da Mata.

Quero lhe dizer também, minha querida Pombal, do prazer que tive em conhecer a escritora e poetisa Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, incansável na luta pela preservação das crenças e valores de nossa cidade, motivando, organizando e atuando em todas as atividades culturais, principalmente as literárias, em benefício da cultura de nosso povo. Seu livro, “Homenagem e Resgate”, dá uma dimensão desta sua face solidária e criativa , frutos de sua inteligência e do seu talento.

Pedindo desculpas aos demais companheiros, que não foram aqui citados - por absoluta questão de lembrança -, meus agradecimentos ao rio Piancó, que, no dizer do eminente professor Arlindo Ugolino, poeta e, sobretudo, conhecedor profundo das pessoas, fatos e paisagens do nosso sertão, nos trouxe à baila, em prosa e em versos, a afirmação de que o rio Piancó foi “a grande e silenciosa testemunha do nascimento desta terra e do seu desenvolvimento. Ao longo de tantos anos que remontam a 1700, o rio Piancó, exercendo o papel de fiel escudeiro , monta guarda a esta indômita cidade, ora manso e tranqüilo, deslizando calmamente em seu leito de pedras redondas, ora espumante e bravio, lambendo as ervas e capins das barreiras, ameaçando os moradores da Rua de Baixo e de outras artérias da cidade, nos dias de suas grandes enchentes, assombrando a gente que lhe quer tanto bem”.

E, em seguida, conclui o grande poeta e pensador: “Feliz és tu, cidade de Pombal, que, tendo, por cinturão verde, as margens do rio Piancó, podes, na condição de moça bonita como foi Maringá, botar nas tuas faces lindíssimas, o ruge dos crepúsculos sertanejos e os lábios, o carmim da flor do mandacaru, tendo por espelho, as águas cristalinas do teu grande namorado: o rio Piancó.”

Querida Pombal, era o que tinha para lhe dizer, neste momento de grande alegria. Falar de nós todos. Falar de passados e de presentes. Falar mais de alegrias. De nossa música e de nossos repentes. Em memória dos que se foram, como Leandro; mas que, nem por isso, estão ausentes.

Termino aqui estas “mal traçadas linhas” (como se dizia no passado) esperando, para muito breve, fazer-lhe uma visita, no sentido inverso do rio Piancó, rumo ao seu nascedouro, onde a minha vida também começou a brotar, em pequenos pingos d’águas, correndo e crescendo sobre seu leito acolhedor, rumo ao mar; descobrindo novas terras, novos horizontes, sem, no entanto, nunca ter deixado de amar aquela que é nossa mãe primeira: onde estão fincadas as minhas raízes, as minhas crenças e os meus valores.

Obrigado, Vera Lúcia Medeiros, pelo honroso convite. Meus agradecimentos ao atual prefeito dessa formosa cidade, ao qual se subordina a Secretaria de Educação, de onde partiu o convite. Abraços do filho amigo.

Domingos.
17 de julho de 2003








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui