Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62264 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O DIA EM QUE O DIABO SE ARREPENDEU -- 09/03/2004 - 12:52 (Marco Antonio Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jesus se aproximou de nós no jardim e sorriu.
Seu sorriso sempre nos cativou e aplacou as dores do existir que sempre insistem em doer, uma vez ou outra.
Mas nesta manhã ele estava mais feliz do que de costume, porque naquele mesmo dia, há muito tempo, um fato inusitado ocorreu, que mudou tudo para sempre: O diabo se arrependeu de suas maldades e pediu perdão a Deus.
Uma luz brilhante salpicava as águas do pequeno lago do jardim com seus raios dourados.
Jesus então se sentou ao nosso lado na relva e afagou a cabeça de uma criança que nos acompanhava naquela manhã.
- Conte-nos Senhor, o que aconteceu naquele tempo que hoje rememoramos.
Ele olhou para nós e depois fixou os olhos no céu, azul e profundo, começando a narrar os acontecimentos daquele dia decisivo:
"Bem meus amados, hoje vocês desfrutam de uma terra abençoada por Deus, onde impera o amor e a paz, onde as pessoas se respeitam e cuidam umas das outras com imensa bondade. Mas saibam que por muito tempo isto não foi assim."
"Houve um tempo, que começou no infinito, em que uma terrível força combatia toda a luz e todo o bem que se desejava na terra. Esta força era o diabo. Um ser que outrora foi coberto de luz e se deixou enodoar pela vaidade e pelo egoísmo."
"Criado de todo o amor de Deus, como todos nós, ele renegou este amor e se prendeu aos vícios que iam de encontro às virtudes do Pai Celestial."
"O mal começou no puro seio da criação, como um càncer, que destrói o mais são dos organismos, o diabo arrebatou para si, para seu maligno intento, tantas criaturas celestes que foi preciso que uma terrível guerra fosse travada para que este mal não viesse a por em perigo o plano divino"
- Desculpe-me Senhor, mas sabemos que Deus é todo-poderoso, como poderia haver algo que o ameaçasse?
"Assim ele queria que se pensasse naquela época, como forma de testar aqueles que estavam a serviço do bem."
"A luta entre o bem e o mal, forjou a figura mais aterradora que existiu no universo: o diabo. Daquele momento em diante havia um antagonista para a grande obra de Deus."
"Antes que vocês me interpelem, esclareço que a qualquer momento a natureza divina poderia ter neutralizado aquela energia nefasta, mas preferiu deixar que os acontecimentos seguissem seu rumo, considerando o livre arbítrio por Ele mesmo instituído, como forma de testar suas criaturas na determinação pela prática do bem."
"O que se fala depois terá sido apenas alegoria, ilustrações de mentes férteis e criativas que buscam trazer para o mundo da matéria, o mundo das coisas concretas, a pura abstração que constitui a forma perene do universo."
"O diabo mergulhou nas profundezas da vida, tomando as formas mais abjetas que refletiam suas vibrações carregadas de dor e ódio. Mas o `profundo lago´ em que ele se atirou, e onde fez sua morada, seu quartel general para a peleja contra Deus, ou mesmo contra sua própria natureza, foi na verdade o coração humano."
"Desde então, ele atentou contra a humanidade, buscou despertar os sentimentos mais reprováveis, que aproximavam as criaturas de sua odienta energia. Pai de toda a dor e de toda a mentira, cercara-se daqueles que desejavam, assim como ele, apenas engrandecer-se, esquecendo que tudo que existe é obra de um único e perfeito arquiteto."
"As suas ações deletérias nos corações dos homens, confundiram e desviaram, por longas eras, os caminhos dos seres para o definitivo retorno ao seio do amável criador."
"Os poucos que lograram iluminar-se, ao longo da jornada, voltavam ao convívio dos sofredores, para servir de farol, que clareasse o caminho estreito, mas correto, que deveriam trilhar para alcançar o fim verdadeiro de suas existências: encontrar Deus."
"Mas a confusão era grande. O diabo era astucioso, criando formas diferentes de ludibriar os humanos, forjou mitos e seitas, algumas até com nomes caros aos bem intencionados, como o meu mesmo."
"Em todos os tempos, existiram aqueles que se entregaram em sacrifício, cada um mais dramático que o outro, sempre no intuito de chamar a atenção das pessoas para o problema da existência: a consciência de que somente o mundo físico não é suficiente para garantir a felicidade."
"Enganando os pequenos de meu Pai, com a cegueira da necessidade exagerada, fomentou a criação de impérios e religiões, todos ávidos em conquistas sangrentas, destruição e sofrimento. Os homens, fracos por natureza, detestam a dor, o que é de certa forma louvável, uma vez que isso os estimularia sempre à auto preservação, mas este sentimento é forte somente quando esta dor os aflige diretamente. Quando são estranhos os sofredores, muitas vezes passam ao largo, ignorando-os, ou então, investidos de estupidez e ignorància, se lança violentamente sobre seus semelhantes, proporcionando assim muita alegria e força ao diabo."
"Por muito tempo, repito, estas coisas prevaleceram na Terra, e incontáveis gerações se sucederam e mantiveram o império terrível do anjo maldito sobre os homens, que algumas vezes conseguiam ver um pouco além, nos guias espirituais, o caminho certo, mas não tinham forças, vitimas que eram da preguiça de pensar e agir por si mesmos, sem as muletas que o diabo sempre propicia ao ser. Uma vez dominado por fórmulas fáceis, porque mudar e fazer diferente?"
"Mas chegou um tempo diferente para o mundo, o tempo em que nenhuma pedra ficaria imóvel. Não permaneceria pedra sobre pedra, porque a avassaladora verdade iria varrer a face do planeta, sem permitir que a mentira continuasse seu império. Muito embora este fosse um tempo aguardado por muitos, a dor que se sentiria seria muito maior do que as que foram suportadas até então."
"Aqueles que se esconderam, que usaram as armaduras protetoras do engano, agora estavam nus. Nus perante si mesmos, sem mais poderem se enganar, inclusive o diabo."
"As religiões, desmascaradas, ruíram e levaram consigo multidões de homens acorrentados em falsos dogmas e preceitos viciosos. Nenhuma delas deveria se manter de pé, frente à verdade desnudada pela consciência, que agora desabrochava entre os homens, num fenómeno avassalador iniciado com as encarnações índigo."
"Todas as mentiras, sempre caras aos que preferem viver enganados para não enfrentar seus reflexos no espelho da vida, todas elas eram aniquiladas, uma a uma. Os ditames orgulhosos da ciência humana, foram por terra. Os conceitos dúbios da política, sempre em busca da manutenção do domínio do mais forte sobre o mais fraco, foram jogados no lixo."
"O mundo se transformava, e uma enorme comoção se espalhava pelas cidades e campos, não permitindo que ninguém ficasse imune aos seus inevitáveis efeitos."
"Mas não apenas os homens sofreram os efeitos das transformações, como bem o sabeis. Os espíritos da natureza, que muitos chamam `elementais´, aqueles que dirigem os elementos, purificaram-se e elevaram-se ao nível de anjos, pois que neste novo mundo que surgira, não seriam mais úteis na forma primeira que foram criados."
"A comoção se fez sentir no inferno como um estrondo. Um terrível grito emitido por satanás, fez estremecer as profundezas da maldade. Uma imensa dor o acometeu, desde o início dos tempos, fazendo-o prostrar-se, vítima de sua própria maldade."
"Conta-se que neste instante todas as dores foram eliminadas do mundo e depositadas em satanás, que não suportou tamanho sofrimento e proferiu as palavras que mudariam tudo desde aquele momento: - `Ajuda-me Deus!´"
"O som daquelas palavras se transformou em vendaval, varrendo todo o mundo infernal. Os demónios, atónitos, caíram de joelhos e esconderam seus horríveis rostos entre as mãos, enquanto às lavavam em lágrimas de arrependimento. Satanás via cair por terra seu orgulho estúpido, enquanto soluçava como criança que perdeu seu brinquedo."
- Já ouvimos esta história mil vezes, mas cada vez que nos contam parece ser algo novo. Falei emocionado.
"Pois então ouça mais uma vez que o Criador, Pai de toda a forma, idealizador da verdade e da bondade, a quem agrada o amor e a justiça misericordiosa jamais deixaria de ouvir o lamento daquele que se perdeu, quando quiser ser encontrado."
"E era isso que o diabo queria. Queria a paz de Deus, seu criador. Luzbel, criado de todo o amor de Deus, por orgulho e vaidade tornou-se Lúcifer, a quem somente interessava a mentira e a perdição dos pequenos filhos de Meu Pai."
"Mas chegou para ele, como chega para qualquer um, o momento da razão e do arrependimento, e é claro que Deus não deixaria de ouvir o lamento de um filho seu, mesmo que tenha se tornado o seu mais ferrenho inimigo."
"Essa é a natureza de Deus: a natureza do bem. E foi por conta disso que Ele se penalizou da condição humilde em que se prostrava do diabo, que agora, entrecortado por um choro infantil e convulso, clamava de coração que se arrependia de seus erros e pedia uma nova chance."
"Das profundezas vinha aquele brado angustiante: Meu Deus, perdoa-me! Sei que sou indigno de ti, meu criador, mas mesmo assim eu te peço: Perdoa-me!"
"Daquele dia em diante nada mais foi do mesmo jeito na vida das criaturas de Deus."
"Muitos pensaram: Como iremos reconhecer o bem, se o mal deixar de existir? Pois só há luz porque existem as trevas, só há alegria porque existe a tristeza."
"Quanta besteira se diz e se faz em nome de Deus!"
"Para estes, Deus apenas diz que alarguem suas vistas, pois o mal não tem serventia para o bem, porque serve somente aos ignorantes que não se apercebem da grandeza da obra do Criador, e procuram contrapor este a um `destruidor´ que o limite e com ele concorra."
"Deus é o começo e o fim, pois ele existe de toda a eternidade, e mesmo antes do começo, Ele estava lá, e presenciou o começo, e se algum dia chegar o fim, será Ele quem recolherá os cacos."
"Deus não criou o bem e o mal, ele criou o universo, em perfeita harmonia, mas as criaturas, imperfeitas porque não alcançaram o fim da jornada, têm sua visão naturalmente limitada ao seu ponto de vista, portanto não podem saber da grandeza que é a obra de Deus, muito embora desconfiem, mas sua mente dual, como dois são os hemisférios de seus cérebros, somente consegue compreender as coisas de forma a criar antagonismos."
"Assim era o diabo, mais percepção humana que obra de Deus."
"Como tudo que foi criado, o diabo, antes anjo, recebeu como dádiva do Criador, o livre arbítrio, que permitiu fossem feitas escolhas equivocadas que o precipitaram às profundezas da consciência limitada."
"Logo se percebe que, como anjo do Senhor, ele não tinha recebido graciosamente o dom da perfeição, mas deveria alcança-la com o fruto de seu contínuo trabalho consciencial. Ele negligenciou este trabalho, achou-se pronto a assumir o comando do universo, não percebendo que a vaidade e o orgulho o envenenavam."
"Foi um tolo, que se arrojou a uma luta insana, pois que pelejou mais contra si mesmo que contra Deus, como ele acreditava."
"Enquanto esteve preso em sua própria mentira, ele, por sua vez, aprisionou a tantos outros, que também se deixaram seduzir por idéias de grandeza, além da capacidade e merecimento próprios, e decidiram, por conta do livre arbítrio, atuar do outro lado das hostes divinas, mas não sabiam que serviam a Deus, no momento em que vivificavam o exemplo maior do que não se deve fazer, até mesmo pelo sofrimento que se causará, no fim, somente a si mesmos."
"Aquele que fora tão belo, por dentro e por fora, agora era o medonho ser das trevas, que, pateticamente, conseguia se ver no espelho da consciência e se arrependia dos enormes erros cometidos. Chamava assim, para si, a responsabilidade por esses erros, o que se constituía num imenso carma que deveria quitar para voltar à escada da evolução."
"Anjos emissários foram enviados até satanás, que baixou a cabeça e agradeceu, quase murmurando, que o Senhor o tivesse escutado e atendido."
"Mas Deus foi bem claro para satanás, que seu arrependimento não eliminava o efeito do mal que havia fomentado por tanto tempo."
"Demonstrando humildade, para espanto dos arcanjos presentes, satanás rogou que Deus permitisse que ele pudesse recomeçar, da forma mais elementar, até alcançar a humanidade, à qual ele fez tanto mal e induziu a tantos erros."
"E assim foi feito. Recomeçando na roda das existências, sem as prerrogativas angelicais, que gozara no passado, caminha ele hoje, na lenta senda daqueles que um dia, como vocês, lograram ascender à condição de eleitos, pelos esforços da vida nos mundos inferiores."
"Na terra dos homens, tudo iria mudar desde aquele momento."
"A dissolução das trevas foi bendita por muitos, mas deixou outros tantos órfãos. Aqueles que usavam as imagens de danação para dominar e controlar seus semelhantes, estes estavam órfãos, bem como os que em tudo viam o sinal do demónio, e pareciam crer mais nele que em Deus, estes ficaram perdidos. Não encontraram um caminho que os levasse a Deus, pois todo o tempo estiveram presos ao diabo, mesmo que se dissessem seus adversários, a proximidade do mal os afastou da verdadeira prática do bem, que consiste em praticar as virtudes da alma e seguir as simples condições que eu deixei para todos: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmos."
- Estas palavras, Senhor, tão claras e simples, foram tão difíceis de seguir, muito embora os homens as proferissem constantemente, eram relegadas ao segundo plano por seus corações envoltos na mentira. Mas finalmente eles entenderam e praticaram, mesmo que para isso, o diabo tivesse que se arrepender de seus erros.
"Sim, de início houve muito engano, muitos deles criados pelo próprio diabo, outros pela mente fraca dos homens de então, mas todos têm seu tempo de entendimento, e o tempo, que não precisa existir, é o caminho que pode levar à perfeição, pela paciência que ele preconiza aos peregrinos."
"Por fim o diabo foi direcionado aos mundos iniciais, onde a evolução se faz até mais dura do que a que ocorreu na Terra. É bem verdade que não conta com um adversário da verdade, como ele foi, capaz de fazê-lo falir a qualquer momento, apenas por desprezo pelo bem, mas a ignorància tem o mesmo efeito, e nela ele se debaterá até chegar ao ápice da consciência liberta do medo e plena com Deus."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui