Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Reunificados ramos da Igreja Ortodoxa Russa -- 21/05/2007 - 10:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reunificados ramos da Igreja Ortodoxa Russa
Em um ato na Catedral de Cristo Salvador

www.zenit.org

MOSCOU, quinta-feira, 17 de maio de 2007 (ZENIT.org).- A Igreja Ortodoxa Russa cicatrizou nesta quinta-feira uma ferida aberta há oitenta anos, quando um ramo criado no Ocidente por refugiados que fugiram da União Soviética restabeleceu relações com a igreja mãe, em uma cerimônia na catedral de Moscou.

Os líderes dos dois ramos ortodoxos assinaram um documento de reunificação enquanto as campanhas ressoavam na Catedral de Cristo Salvador.

O presidente Vladimir Putin assistiu à cerimônia, considerada uma nova iniciativa da Rússia para voltar a conectar com seu passado pré-soviético e enterrar os fantasmas da revolução e ateísmo patrocinado pelo Estado.

«A divisão na Igreja foi resultado de uma profunda crise política na sociedade russa -- disse Putin após beijar um ícone ortodoxo. O restabelecimento da unidade da Igreja é uma condição importante para redescobrir a unidade perdida do povo russo.»

O patriarca Aléxis II, cabeça da Igreja Ortodoxa Russa, e o metropolitano Laurus, líder da Igreja Ortodoxa no Exterior, com sede em Nova York, assinaram o documento ante líderes da Igreja e familiares do último czar.

O arcebispo católico da Mãe de Deus em Moscou, Dom Tadeusz Kondrusiewicz, declarou: «É um fato muito, muito importante, porque toda unificação acontece segundo a vontade de Jesus, porque Ele pede que todos sejam um, ainda que neste caso falemos de ortodoxos».

«Estou certo de que a voz da Igreja Ortodoxa, que defende as raízes cristãs da Europa ante os desafios do mundo contemporâneo, depois desta unificação será mais forte», explicou em declarações à «Rádio Vaticano».

«A Igreja Ortodoxa russa conta hoje com muitos russos fora de seu país e também eles têm necessidade de uma atenção pastoral que agora será mais fácil. Como católico, estou muito satisfeito.»

«Desejo que a Igreja Ortodoxa russa seja forte na proclamação do Evangelho de Cristo e na defesa dos valores e das raízes cristãs do continente», diz Kondrusiewicz.

Segundo cálculos oficiais, a Igreja Ortodoxa Russa no Exterior conta, só nos Estados Unidos, com 480.000 fiéis.

Os «russos brancos» no exílio, que respaldaram o Czar Nicolau II e se opuseram aos comunistas, criaram sua sede primeiro na Sérvia, mas depois se trasladaram para Nova York.

O documento estabelece oficialmente a «comunhão canônica», que significa que ambas Igrejas reconhecem as respectivas hierarquias religiosas e celebrações e a igreja Ortodoxa Russa no Exterior aceitará a autoridade final do Patriarca Aléxis.

Para o patriarcado de Moscou, dois terços dos 142 milhões de cidadãos russos é ortodoxo, e a eles são acrescentados milhões de fiéis nas antigas repúblicas soviéticas.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui