Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Coisas de Política -- 20/09/2002 - 09:17 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE BOTEQUIM XV

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Eleições no Brasil é sinônimo de “lavagem de roupa suja”. Época dos famosos dossiês. Falsos ou verdadeiros. Caluniosos ou não. Todo mundo fala de todo mundo. E fala mal. E apresenta fotos, fatos e testemunhos. Até a família é convocada para o deprimente espetáculo. - A cunhada de fulano, a Maria das Flores, é aquela que era sócia do Beltrano. Mesmo? Que deu um rombo de milhões na Previdência, lembra? Lembro. E daí?



- Daí, acontece que o Beltrano morou com o candidato Cicrano, durante muitos anos. Dividiram o mesmo apartamento. Unha e carne. Amigos inseparáveis. E daí? Daí, que o Beltrano, que é advogado, conseguiu ser nomeado para membro do Tribunal. E daí? Daí, que o Beltrano, por conta dessas coisas do destino, acabou recebendo a missão de julgar o processo contra o Cicrano. E daí? Daí que, como a Justiça é cega, o cicrano foi absolvido.



- E a questão das fitas gravadas? Dizem que foi armação. E as vozes? As vozes são um mistério. Já chamaram até um pai de santo para verificar se as vozes são do além. Mas espera aí! As vozes falam de fatos recentes. Acontecidos nos últimos meses. Que o esposo daquela candidata teria favorecido um ex-senador da República na contratação de um empreendimento.



- Dizem que sumiu cerca de mais de quarenta milhões de reais. De reais ou de dólares? Tanto faz! Importante é estar sempre roubando. E o ex-senador? É candidato bem contado para essas eleições. E está foragido. Foragido? É. Está com a prisão preventiva decretada. De novo? Sim, de novo. E a questão do superfaturamento na licitação para a construção de uma ponte ainda está faltando explicação. Dizem que a grana correu solta. Não acredito! É cara. Todo mundo levou uma parte do dinheiro. E a ponte? Bem, a ponte está parada. Quer dizer. A construção da ponte. Está subjudice. O que é isso ? A questão está sendo objeto de julgamento pela Justiça. O processo está correndo.



- E o horário eleitoral gratuito? Continua o mesmo. Gente falando mal de gente. O que se fala menos naquele horário é sobre política. em compensação, você fica sabendo das falcatruas atribuídas aos candidatos. É de arrepiar os cabelos. Será que não tem uma vacina prá isso? Prá isso o que? Prá corrupção, falcatrua, sei lá! O pior de tudo, meu amigo, é que eu estive pensando outro dia. E se todos eles estiverem falando a verdade?



Domingos Oliveira Medeiros

20 de setembro de 2002





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui