Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um Anjo Chamado Ketylin.. -- 05/02/2004 - 22:19 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Às vezes, a vida nos surpreende, principalmente, quando começamos a investigar, tentando obter respostas para as quais ninguém pode dar explicação convincente.
Lembrei-me, agora, de Ketylin, adolescente, apenas dezessete anos, mas desde os onze já passa pelos momentos mais dolorosos que se pode imaginar.
Teve uma das pernas amputada, por causa de um tumor maligno... Ficou por dois meses ausente da escola, mas, aos trancos e barrancos, com a ajuda de amigos e professores, conseguiu atravessar os anos letivos, que se seguiram, entre sessões e mais sessões de quimioterapia.
Aparentemente, superou o impasse: mesmo debilitada pelo tratamento, não se furtava às saídas, excursões e confecção de trabalhos didáticos.
Lembro-me que, no primeiro ano do Ensino Médio, foi a primeira colocada no Festival de poesia do colégio. E não foi "por favor"... Não!
Seu poema era realmente bom.


Ketylin recebeu alta. Ficou tão feliz, que resolveu fazer sua festa de quinze anos.
Estava lindíssima no seu vestido branco bordado com flores delicadas. Parecia um verdadeiro anjo.
Foi a única vez em que a menina admitiu colocar a prótese. Andava com dificuldade, mas cumprimentou, um-a-um, os convidados nas mesas.
Estava radiante e agradecida. Disse-me, certa vez, que depois de haver perdido a perna, sua vida ganhou um sentido diferente.
E aquela doçura angelical antes era tímida, passou a ser líder.
Com o tempo, ninguém lhe percebia a falta da perninha, tal a agilidade que andava com aquelas muletas.


Mas acho que o Criador, não satisfeito com a reação, tão favorável, da mocinha, resolveu pregar-lhe mais uma peça: num exame de rotina, o médico descobriu que o càncer assassino tinha-se alojado num dos pulmões, numa metástase silenciosa e traiçoeira...
Nova cirurgia, desta vez para tirar-lhe a metade do pulmão. Como se já não bastasse perder a perna inteira e metade da coxa.
Foram mais dois meses de tortura!
A mãe de Ketylin quase não aguentou de tamanha dor... Mas, a menina resistia e tempo depois voltou à escola. Novamente teve alta.
Muito abatida, conseguiu recuperar a matéria perdida.
E agradecia a toda a ajuda que vinha, dos amigos e professoras. O colégio nem lhe cobrava mais as mensalidades. Ao contrário: passamos a ajudá-la em tudo de que precisava.
Que lição para todos...
Percebia-se que não tinha o mínimo complexo. Continuava rejeitando a prótese, sempre com aquelas muletas doloridas...
Isso durou três anos.
Quando estava para concluir o terceiro ano do Ensino Médio, outro "exame de rotina" acusou que o càncer havia se espalhado pelo baço... E que ela tinha, agora, pouco tempo de vida... A metástase é impiedosa...
Eu?


Há dois anos saí do colégio.
Sempre procurava notícias dela.
Mas, há alguns dias, soube das últimas, num casual encontro que tive com seu pai.
Entre outras coisas, ele me disse que o colégio havia reprovado minha Borboleta Azul, por não haver comparecido às provas finais.
E disse, ainda, que a mocinha, mais decepcionada com a escola do que com a vida, pronunciou esta frase:
"- Pai... Acho que, definitivamente, Deus se esqueceu de mim..."

Prefiro pensar que não... Deus não se esquece de seus anjos.
Ao contrário: lembrou-se. E muito, por isso fez dela um exemplo vivo de resignação e fé... E tanto se lembrou, que não vai deixar que envelheça, levando-a na flor dos anos...

Nota: A história de Katylin é real. E eu tive a grata felicidade de participar dela durante cinco anos, como sua professora de Redação.
Trocávamos poesias, Katylin e eu.


PS. Por que lhes conto isso aqui?
Creio que senti necessidade. Não gosto muito de "chorar" sozinha...



Adeus... Borboleta Azul...



Este relato foi atualizado hoje (25/09/07) onde coloquei o nome real de minha aluna, pois encontrei com o pai dela, um amigo professor, que me autorizou este feito...
Na data em que foi publicado aqui havia usado o nome fictício de "Carina"... Faz três anos que ela se foi... E a saudade tomou conta de mim...
Grata, por participar de minha alma em expressão de amor...

Se coincidências existem, este texto, publicado em data diversa do outro,
tinha quando entrei para atualizá-lo
o mesmo número de leituras... Exatamente 189.

Milazul

Nota: coloquei as fotos hoje, com permissão do pai de Ketylin.
Esta publicação é apenas uma mensagem de fé... Nada mais...




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui