Usina de Letras
Usina de Letras
233 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->MILK,A VOZ DA IGUALDADE -- 15/03/2009 - 19:24 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

,b>


MILK,A VOZ DA IGUALDADE
O título prosaico deve ser levado em conta por causa da ignorância de muitos brasileiros a respeito de Harvey Milk,o primeiro gay a fazer parte do governo americano e mudar as regras do preconceito e da discriminação.
O perigo das biografias é, que,geralmente são escritas por confrades dos biografados e,assim,não mostram o lado “dark”,inerente a todo ser humano.Mas,o filme é bom e a interpretação de Sean Penn.espetacular.Ele é hoje,sem sombra de dúvida,o maior ator americano,não só pelo talento como pelas posições políticas desassombradas.
O filme narra,de um modo cru e irreverente a luta dos gays americanos pelo direito de viver como bem lhes aprouver sem ter que estar á toda hora se batendo com a policia ou com os fundamentalistas americanos de Bíblia na mão e a intolerância com os diferentes,na cabeça.A moral e a hipocrisia,já dizia Vargas Villa,escritor maldito,do início do século,são filhas gêmeas de uma mesma mãe:a Religião.Porém,elas são gêmeas siamesas;se separadas,morrem.
Mas,a luta de Milk,quase vitoriosa,durou pouco;foi assassinado,juntamente com o prefeito de San Francisco,a mais liberal das cidades americanas-talvez,devido á falha de Saint Andrés-deixando á mostra de todos a brevidade da vida-por um colega de cargo,um enrustido triste e infeliz,que não teve coragem de sair do armário.Um tipo meio ingênuo,meio recalcado.Eu o acho parecido com o “ordinary people”,sempre esmagado entre seus instintos e a idéia de pecado,que mama com o leite materno e que resulta em tantos psicopatas e assassinos sexuais.
Há cenas belíssimas,como a procissão de centenas de milhares de pessoas descendo as ladeiras de Frisco,carregando velas,no dia da morte de Milk;ou a resposta bem humorada e cínica que ele deu a uma ex- vendedora de laranja e fundamentalista convicta,uma espécie de Sarah Palin,da época,quando ela alega que gays não geram filhos,portanto,são uma aberração social e um perigo para as famílias:-mas,tentar,nós tentamos muitas vezes!...
Não precisa ser gay para adorar o filme;a interpretação de Penn(acho que ele daria um ótimo Lincoln,se alguém desejasse fazer um filme sobre ele),a direção segura e sem frescuras desnecessárias,de Gus Van Sant tornam este,um filme bom de se ver e pensar também na estupidez dos preconceitos e rótulos.
Bem,o recado está dado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui