Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Professoras discutem o Islã -- 16/05/2007 - 10:25 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Professoras do islã se perguntam como educar jovens na paz
Conferências sobre diálogo inter-religioso na Gregoriana

www.zenit.org

ROMA, terça-feira, 15 de maio de 2007 (ZENIT.org).- A Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma foi recentemente o centro de numerosas conferências de destaque sobre o diálogo inter-religioso.

Enquanto muitos estudiosos e funcionários se envolvem em debates de alto nível para enfrentar argumentos atuais, duas professoras, uma cristã e uma muçulmana, falaram na semana passada sobre a educação dos jovens como chave para estabelecer o diálogo e a paz entre as culturas.

Jane McAuliffe, licenciada em Estudos Islâmicos na Universidade de Toronto, é uma cristã que dedicou sua carreira ao estudo do islã.

«Em minha geração, havia muito pouco na educação que nos expusesse a outras tradições religiosas e culturais -- reconheceu. Mas me causou um profundo impacto a piedade muçulmana e a compreensão muçulmana do divino, e comecei a estudar as tradições islâmicas.»

McAuliffe, atualmente decana do «College» de Artes e Ciências da Universidade de Georgetown de Washington, afirmou que em poucas décadas a população estudantil mudou muito, tornando-se muito heterogênea.

A professora de estudos islâmicos afirmou que o que antes era formalmente um campus tradicional católico está agora repleto de estudantes de tradições religiosas diversas, inclusive islâmicas.

«As conversas interconfessionais entre estudantes e Faculdades, em lições formais e informalmente no campus, servem para preparar um diálogo que seja mais consistente no futuro», disse McAuliffe.

A docente acrescentou que parte de seu papel de educadora consiste em «contrapor os preconceitos que entram na vida dos jovens» através de sua educação, o ambiente e os meios de comunicação.

«Nenhum caso ou experiência de diálogo inter-religioso pode ser inteiramente satisfatório -- comentou. A simples tolerância dos outros não é suficiente.»

McAuliffe crê, no entanto, que o que se ensina nas universidades deve tocar as pessoas em um nível mais profundo: «Não se pode deixar de ser tocados pelo contato com outras religiões».

A professora Amel Grami, da Universidade Manouba, da Tunísia, muçulmana reformista e pesquisadora no campo das relações islâmico-cristãs, ofereceu uma perspectiva diferente sobre as atuais tendências da educação.

A docente se mostrou de acordo sobre o fato de que educar os jovens pode abrir caminhos para a paz, e advertiu também que em algumas áreas prevalecem as «cyber-guerras» que disseminam «a ideologia jihadista» e promovem a cultura da morte.

Grami explicou também que nestes mesmos ambientes acadêmicos se promove uma «identidade muçulmana transnacional».

«Os estudantes aprendem que pertencem ao islã. O islã é sua pátria e deve ser protegido da corrupção do Ocidente», observou.

Alguns imames carismáticos promovem entre os jovens a idéia de que a violência é um meio justificado para defender a «pátria».

Apesar dessas tendências, Grami afirmou que o ambiente educativo poderia formar os jovens e levá-los a empreender um autêntico diálogo inter-religioso e intercultural.

«Uma cultura de paz pode ser promovida por ações e ambientes que reforcem os laços entre justiça e solidariedade».

A educação, disse, deve basear-se na verdadeira paz, e os meios de comunicação devem ser utilizados para promover uma cultura da não-violência, independentemente do «background» religioso.

Ao mesmo tempo, Grami recordou que a paz é também uma batalha pessoal: «Temos de ensinar as pessoas a escolher a vida, ensiná-las a ancorar suas ações na paz».



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui