Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Se não fosse trágico -- 18/09/2002 - 21:48 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SE NÃO FOSSE TRÁGICO



Francisco Miguel de Moura *





Na minha caminhada matutina encontro um trabalhador (já ia para o trabalho) que mora no bairro Renascença e este me diz: “Lá, o Wellington Dias e o Lula ganham disparadamente, o outro candidato pode preparar as malas para nunca mais”.

Com tantas coisas boas, locais, a comentar, a vitoriosa chegada de Wellington Dias ao segundo turno, segundo as pesquisas (e pela primeira vez o piauiense tem a chance de ter um governador jovem, de origem humilde, trabalhador, com boa disposição para o cargo, inteligente, eleito por vontade democrática do povo, sem influência do vil metal); mais a chegada de Lula ao segundo turno e (quem sabe, talvez nem tenha segundo turno) com a disposição de que, governando o nosso país, possa melhorar a vida do povo, pois com capacidade de fazer leis e reformas que distribuam efetivamente a renda tão concentrada da minoria de brasileiros ricos – fato tão comentado e lamentado internacionalmente... E temos que pular para a escala internacional, no momento tudo interligando-se a esta campanha de difamação e achincalhamento que o Serra quer impor ao Lula – uma espécie de terrorismo eleitoral.

E que engraçado que seria se não fosse trágico!

Transcrevemos, para aqueles que não leram, o que escreveu Sebastião Nery a respeito de Bush e Bin Laden. (Aqui um parêntese: o escritor português Joaquim de Montezuma de Carvalho já me reclamou que bin não é bin, é ben em árabe correto; bin é coisa de americano, para debochar.) Como ia dizendo, a matéria de Sebastião Nery saiu neste jornal, edição de 17-9-2002, tratando sobre os dois mais famosos terroristas do momento: Bush e Bin Laden:

“Bin Laden é um terrorista. Decidiu aterrorizar os Estados Unidos. Acertou o primeiro avião numa torre do WTC. Acertou o segundo avião em outra torre do WTC. Implodiu as duas torres. Acertou o terceiro avião em cima do Pentágono. Mas deu azar no quarto avião, que não acertou a Casa Branca. Três dentro e uma fora. Conclusão: Bin Laden é terrorista vitorioso.

Bush é um terrorista. Acertou o veto contra o Pacto de Kyoto, que queria diminuir a poluição universal. Acertou a sabotagem contra a reunião Rio+10 em Johanesburgo, que queria melhorar o meio ambiente no mundo. Acertou o golpe contra a América Latina, para impor a ALCA, manter as altas barreiras norteamericanas e acabar com as da América Latina. Mas deu azar na caça a Bin Laden e toda a direção da Al Qaeda, que não foram encontrados.

Conclusão: Bush é um terrorista fracassado. Para vingar-se da humilhação, quer lavar a cara de rameira de cais jogando o mundo numa carnificina, invadindo o Iraque, com brutal custo de vidas e na economia geral.

Sou mais Bin Laden. Mata menos, fica mais longe tem melhor pontaria.”

Escrever tão sucintamente e tão bem quanto Sebastião Nery só mesmo o Zózimo Tavares, que recentemente publicou “O Velho Jequitibá”, resgatando para a memória piauiense uma série de casos e frases bem humorados do velho político Joqueira – João Clímaco de Almeida. E ambos os jornalistas são mestres da crônica bem humorada dos nossos políticos. Nestes tempos azedos e trágicos necessitamos muito da sua ajuda. Leitores, não percam.



____________________________________

*Presidente do PAN-Partido dos Aposentados da Nação, no Piauí e aposentado do Banco do Brasil, por tempo de serviço.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui