Usina de Letras
Usina de Letras
205 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Caso de Polícia ou de Política? -- 18/09/2002 - 14:56 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caso de Polícia ? Falta de Decisão Política?

(por Domingos Oliveira Medeiros)



MEMÓRIA UM

Correio Braziliense de 28 de fevereiro de 2001.



“A violência no Brasil compõe hoje espécie de catarse social que desperta na sociedade crescentes reações de medo. Há treze dias rebeliões concomitantes explodiram em 24 penitenciárias de 19 municípios de São Paulo. A sublevação deixou 16 mortos e 77 feridos. As baixas ocorreram nos confrontos com a polícia e na disputa entre gangues pelo controle do poder nos presídios.” Correio Braziliense, 28 de fevereiro de 2001.



MEMÓRIA DOIS

Correio Braziliense de 12 de julho de 2002



“SEGURANÇA – O governo tenta traçar medidas concretas para que tropas federais ajudem o governo no Rio no combate à criminalidade. A crise no Ministério da Justiça contribuiu para atrasar a operação que deverá ser estendida ao Espírito Santo.” O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Orlando Fantazzini (PT-SP), foi recebido em audiência por Fernando Henrique Cardoso dia 11 de julho para tentar que seja reconsiderado o pedido de arquivamento sobre a intervenção do ES, conforme inusitada decisão do Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, que arquivou o pedido.



MEMÓRIA TRÊS

Correio Braziliense de 14 de setembro de 2002-09-18



“Dos 5,2 milhões do Orçamento da União destinados este ano para a formação de agentes penitenciários nos estados nenhum centavo foi liberado até agora pelo governo federal”. Os agentes penitenciários trabalham em condições precárias. Utilizam armamento e equipamento obsoletos. Possuem pouca escolaridade, são mal remunerados e mal treinados para atuar em situação de risco. “Têm por obrigação diária manter presos homens perigosos”, que são financiados pelo milionário negócio do narcotráfico.



MEMÓRIA QUATRO

Jornal de Brasília de 18 de setembro de 2002-09-18



O Conselho de Segurança Pública, gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública, teria recebido, segundo o jornal, R$ 338,6 milhões do Orçamento da União para investir no setor da segurança pública. Entretanto, segundo dados retirados do SIAFI (acompanhamento de despesas) o Conselho só teria usado 15,1% daquele total. O saldo de R$ 117,3 milhões permanece bloqueado por cona do contingenciamento imposto pela equipe econômica do governo FHC.



MEMÓRIA CINCO

Jornal do Brasil de 18 de setembro de 2002-09-18



Está tudo dominado. “O governo estadual vai cobrar dos presos rebelados da penitenciária de Bangu 1, na quarta-feira passada, os R$ 714 mil de prejuízos que teve com a destruição da unidade” “ – E não adianta eles dizerem que não têm dinheiro. São os barões do tráfico e vamos conseguir esses recursos dentro da lei – explicou Saboya, secretário estadual de justiça.”



Fernandinho Beira-Mar pode ir para presídio na Ilha das Cobras – “Após ser considerado o líder da rebelião na quarta feira passada, em que quatro presos foram mortos no interior do presídio de Bangu 1 – o traficante foi transferido para o Batalhão de Choque (BP Choque), no Centro do Rio. O governo do Estado quer a transferência do criminoso, por considerar que sua presença no Estado pode causar novos motins.”



Detalhe: O presídio de Bangu 1 é considerado de segurança máxima. Atualmente, tinha sob sua guarda apenas 47 presos. E o Serra pretende resolver o problema da violência criando o Ministério da Segurança Pública. É mole ou quer mais?.....















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui