Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->"Tão longe, de mim distante"... -- 24/01/2004 - 12:01 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Tão longe, de mim distante,
Onde está, onde está teu pensamento"...

Versos de Carlos Gomes, campineiro. Meus versos, agora, paulistana longe de São Paulo.

Estou longe de ti, minha cidade natal. Afastei-me há muitos anos, mas não te queixes: voltei sempre, pelo menos uma vez por ano - quando não duas a três vezes, embora por poucos dias. Mas nunca, realmente, me deixei ficar longe de ti mais do que doze meses de uma só vez.

Meus sentimentos por ti, minha cidade, são uma mistura de amor e desamor, respeito e desprezo, exaltação e serenidade. Tudo isto e muito mais.

Por quê este cadinho de emoções? Porque você é um crisol de tudo isto, através do seu povo, ao longo da sua idade e paralelamente a seus trajetos de erros e acertos.

São Paulo me deu oportunidades para crescer com saúde, para estudar e para me formar academicamente. Estas atividades são apenas parte dos benefícios que se acumularam na minha vida e que levei comigo para sempre. São Paulo não fez diferenças entre mim, filha de imigrantes, e os paulistas quatrocentões, quando abriu vagas nas escolas públicas, nos parques infantis, nos postos de saúde para a vacinação antipolio, na minha infància. São Paulo me ensinou valores e me mostrou caminhos.

Porque a soma de sentimentos antagónicos expostos acima? Porque te amo, São Paulo. E, no amor, cabe tudo isto: admiração por alguns de seus aspectos, distonia por outros, vibração por sua força, afastamento de suas covardias, aproximação a seu abraço, terror da sua violência... São Paulo foi meu berço e, se tiver sorte e voltar a tempo, será também minha campa.

De longe, mesclando o você e o tu , como bem fazemos na Paulicéia, te mando um beijo e te auguro muitos séculos de progresso - material e social, sem distinção de quem é quem nem de onde vem. Ainda que, para muitos, só nas aparências é que isto se mantém. --- Mas, num dia de menos festas, voltarei a falar disto também.

São Paulo - Feliz Aniversário!


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui