Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Palavras de Bento XVI aos brasileiros: evangelização -- 14/05/2007 - 16:00 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Evangelização:

"A Igreja Católica - como coloquei na encíclica Deus Caritas Est -, transformada pela força do Espírito, é chamada para ser, no mundo, testemunha do amor do Pai, que quer fazer da humanidade uma única família, em seu Filho . Daí o seu profundo compromisso com a missão evangelizadora, a serviço da causa da paz e da justiça. A decisão, portanto, de realizar uma conferência essencialmente missionária bem reflete a preocupação do episcopado, e não menos a minha, de procurar caminhos adequados para que, em Jesus Cristo, os nossos povos tenham vida , como reza o tema da Conferência (Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe".


Juventude:

"Olhando para vós, jovens aqui presentes, que irradiais alegria e entusiasmo, assumo o olhar de Jesus: um olhar de amor e confiança, na certeza de que vós encontrastes o verdadeiro caminho. Sois jovens da Igreja. Por isso eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens que andam por este mundo errante como ovelhas sem pastor".


Respeito à vida:

"Sei que a alma do povo brasileiro, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados. Estou certo de que em Aparecida, durante a conferência do episcopado, será reforçada tal identidade, ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como existência própria da natureza humana".


Conservação da natureza: "Nossos bosques têm mais vida..."

"Nunca podemos dizer basta, pois a caridade de Deus é infinita e o Senhor nos pede, ou melhor, nos exige dilatar nossos corações para que neles caibam sempre mais amor, mais bondade, mais preservação e conservação da natureza, da qual todos fazem parte. Nossos bosques têm mais vida : não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em vossos lábios. A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando".


Teologia da Libertação e Política:

"Com a mudança da situação política, mudou profundamente também a situação da Teologia da Libertação. E agora é evidente que esses fáceis milenarismos, que prometem revoluções e também, subitamente, condições de uma vida justa, estavam errados. Hoje todos sabem disso. A questão é como a Igreja deve estar presente na luta por reformas necessárias para que se possam ter condições justas de vida.
A Igreja não entra na política, respeitamos a laicidade, mas podemos dar condições para a solução dos problemas sociais e políticos".


Perda de fiéis:

"Essa é nossa preocupação comum na conferência episcopal. Queremos encontrar respostas convincentes, estamos trabalhando nisso já. O sucesso dessas seitas demonstra que existe uma sede de Deus, por Deus, de religião. As pessoas aceitam que essas seitas se apresentem como capazes de solucionar os problemas cotidianos. Nós, da Igreja Católica, temos de transformar isso num objetivo da conferência, para sermos mais dinâmicos, mais missionários, para responder a essa sede por Deus. E devemos ser conscientes de que as pessoas, principalmente os pobres, querem ter isso mais perto delas. Somos conscientes de que, junto a essa resposta à sede de Deus, devemos ajudá-los a encontrar as condições de vida justa, sejam microeconômicas, nas condições concretíssimas - como fazem as seitas -, sejam macroeconômicas, pensando em todas as exigências da justiça".


Trechos extraídos da revista Veja, de 16/5/2007, pg. 80 e 81, in "O vigário de Cristo fala aos brasileiros".





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui