Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bolos Artísticos -- 21/01/2004 - 01:43 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Porque eu gosto de culinária em geral, sempre ganho de presente livros de cozinha. Além dos meus, comprados ao longo de toda uma vida - e sem tempo pra fazer nem um terço das receitas - tenho também espólios de bibliotecas de amigas e de amigas de amigas, ad infinitum.

Enfim, no finzinho do ano passado, ganhei também, de uma amiga octogenária, um livro que a acompanhou sempre e que dele retirou receitas para seus fabulosos bolos com os quais presenteava a todos os felizardos que a conheciam. Trata-se de um livro "antigo", talvez da década de 1940, com copyright e autógrafo de Dolores Botafogo. É a sexta edição de um volumoso livro com o singelo título Bolos Artísticos .

Diverti-me bastante passeando por suas páginas. E foi assim que fui descobrindo os mais engraçados (ou intrigantes) nomes de receitas. Vejam, quer dizer, acompanhem, porque não vou poder mostrar as fotos ilustrativas de cada receita: Rêve D Amour - receita de bolo de noiva; Caixa de Madame de Sevignê [sic]; Shangri-lá , Carroça puxada por pássaro - a foto ilustrando este bolo é das coisas mais surrealistas: uma carroça cheia de feno com florzinhas, um garoto sentado na boléia e um enorme pássaro, mistura de pato (pelo bico) com avestruz (pelo tamanho), puxando tudo.
Há também uma aldeia havaiana, com casinhas estilo palafita; um bolaço chamado Princesa Isabel , outro com o nome Folha de parreira e realmente o bolo é uma enorme folha de parreira - mas para assegurar os gourmands de que se trata, vem juntamente a uma receita para fazer uns cachinhos de uva que se esparram pela dita folha.

Para batizado, um lindo bolo chamado Alvorada de rosas , e outro, Batistério - ambos de efeitos intrincadíssimos, com mil enfeites barrocos e carregados de chinoiseries . E para festa de Ano Novo, há uma sugestão de votos de prosperidade com o bolo Cornucópia da Fortuna . Há também uma construção adocicada, Sonho oriental , só que deveria ser outro sonho, e não oriental, porque o bolo é uma réplica de uma abóboda grega ou algo assim.

E não faltou patriotismo: há uma confecção perfeita, chamada FAB - com o símbolo completo da Força Aérea Brasileira, que devia estar fazendo bonito por ocasião da publicação do livro; e outro bolo, não tão encomiástico, chamado Vendaval , representando um barquinho e dois marinheiros, meio atrapalhados num mar azul-anilina.

E para sonhos mais tranquilos, uma Alvorada de rosas , um bolo Encantamento , um carroussel com bigas romans e fitas coloridas e, finalmente, o Matinata , os famosos sinos conjugados, badalando para a felicidade infinita do par que se casava e para quem o bolo se dedicava.

Um lindo livro. Um lindo passeio por um museu de açúcar e cores vivas, testemunhando um passado não muito longe de nós - mas tão distante!



































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui