Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->LOCUPLETAÇÃO... em Portugal ! -- 09/09/2002 - 19:27 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enriquecer-se, saciar-se, no sentido próprio ou figurado. Assim se define, no dicionário "on line" que acabo de consultar, a palavra em título.

Sob o enunciado vertente, este textozinho, em primeira-mão aqui inserto, será oportunamente publicado em dois diários nacionais, logo após maturada observação que porventura solicitará um ou outro acréscimo.

Consabe-se que após o abrilino e ainda benquisto dia revolucionário 25, em nome da cravina e justa liberdade do povo português e seus submetidos lusófonos, muita gentinha com excelência de oportunidade, começou de imediato a locupletar-se. Vai para 29 anos que locupletadores e locupletados não cessam de dar livre trânsito à locupletação que, segundo censos da mais variada opinião, extrai à luz do actual ciclo um elemento locupletante por cada parcela de cem locupletados.

De exemplo em exemplo e, escreva-se, com surpreendente exemplaridade, algumas dezenas de deputados da Assembleia da República trataram de locupletar-se subreptíciamente com verbas exclusivamente destinadas à condigna representação do Estado. À habilidade, na altura, houve quem sem peias tenha denominado de descarada ladroeira.

A locupletação, pudera, não se quedou por aqui. Ministros e importantes figurões do foro impune foram apanhados a locupletar-se de toda a forma e feitio. Só meia dúzia de passarões de menor estofo arribante é que estão actualmente atrás das grades em cómoda e recreada espectativa.

Chegados ao decorrente momento, propala-se pelo país à boca cheia que o presidente do CDS-PP e actual ministro da Defesa, nos belos tempos em que dirigia o semanário "Independente" (!!!), além de emocionantes passeios em Ferrari, também se terá locupletado com alguns belos milhares da Universidade Moderna. Mesmo assim, ascendeu a ministro!!!

Qualquer cidadão de suor até aos calos constata que a actualidade locupletante exacerba o limite.

Arre... Não há meio de aprender a locupletar-me ao sabor de tão enxurrante evidência. Decerto, já vou tarde e a más horas.

Torre da Guia
DR-SPA-1.4153

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui