Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PORQUÊ LULA -- 15/09/2002 - 11:01 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PORQUE LULA





Lula tem uma trajetória histórica invejável. Esteve em cada região desse país. Conversou com povos de diferentes costumes mesmo tratando-se de uma mesma nação. Com os seus companheiros dos seringais amazonenses, com os habitantes dos sertões nordestinos e de outras regiões de cerrados e de pampas. Palmilhou os mais longínquos rincões do Brasil, visitando plantações de milho, feijão, arroz, cana-de-açucar, abacaxi, inhame. Bem antes que o bicudo dizimasse, conheceu os algodoais, esse “ouro branco” do Nordeste, bem como, a recente experiência do algodão colorido.

Hospedando-se em dormitórios improvisados, em casas paroquiais, sindicatos, residências de amigos que fez por este Brasil afora, Lula teve a oportunidade de conhecer as razões da revolta e do sofrimento do povo. Falou para multidões em praça pública, em reuniões de sindicato, em conversas com companheiros que varavam madrugadas a dentro. Parodiando Drumont, poder-se-ia dizer que ao saudar o homem humilde do interior, Lula apertou as mãos e conheceu o sentimento do povo.

Por conta desse curriculum raro Lula se tornou conhecido e por se tornar conhecido, conquistou a confiança do povo. Com mais de vinte anos pecorrendo o Brasil de ponta a ponta, os problemas se tornaram conhecidos para ele e ele se tornou conhecido para todos.

Hoje, como candidato à presidência da república, ele tem a melhor proposta para um Brasil melhor. Conhecendo na prática os problemas ele sabe que a reforma agrária, não reforma agrária apenas que cubra a lacuna deixada pelo êxodo, mas, a verdadeira reforma agrária que coloque aquele que queira criar a sua família e trabalhar no campo, dentro do seu pedaço de terra; a elevação de salários reais, os investimentos, a redução de horas extras e da jornada de trabalho, são elementos essenciais no combate ao desemprego.

Por outro lado, há candidatos que não têm sequer metas a atingir e fica contestando, procurando saber de onde vai tirar dinheiro pra tudo isso. Certamente, para esses só há dinheiro para banqueiros e para pagar juros e amortização da dívida. Certamente, pretendem acabar com o desemprego nos moldes da reforma agrária de FHC, cujo êxodo rural neutraliza o número de assentados. Há candidato que, mesmo sabendo que em quatro anos mais de seis milhões de jovens ingressarão no mercado de trabalho, mesmo assim, repito, condena a meta prevista no programa de Lula. Inclusive, ficou o contestador sem poder citar a meta que deveria atingir. Será que é de seis milhões, mesmo sabendo que mais de seis milhões de jovens entrarão no mercado de trabalho em igual período de quatro anos? Já um outro candidato, cuja meta é menor, fica questionando como Lula vai conseguir gerar dez milhões de emprego durante o seu governo. Quem deve ser questionado é ele, o Sr. Serra, porque se ele tem uma proposta tão boa, como é que não apresentou ao governo do qual faz parte? Que egoísmo é esse?

É ai que entra a questão da credibilidade. Saber quem está falando sério. Quem tem compromisso; quem é capaz de falar olhando nos olhos de quem escuta. Ele fala muito na experiência de Lula. Mas, quando colocaram FHC no poder, não tinha ele experiência e muito menos compromisso. Os administradores municipais e estaduais do PT, são todos sem experiência em gestão pública. Pessoas simples, vindas dos trabalhos nos canaviais, das salas de aula, de recintos bancários, da operação de alguma máquina industrial. No entanto, tais administrações são as que mais têm arrebatado títulos internacionais na área de saúde, educação. Erundina, mulher que caminhou as estradas poeirentas dos sertões nordestinos, também não tinha experiência de gestão pública, pegou a prefeitura de São Paulo destroçada e colocou nos eixos. A mesma coisa está acontecendo com Marta Suplicy, que já começa a dar a volta por cima, com mais de 60% de aprovação e o seu candidato ao governo crescendo. O mesmo ocorre com o governo de Olívio Dutra no RS, com o seu candidato já em primeiro lugar. E isso numa prática honesta de fazer política. Sem compra de votos, sem desperdício de recursos públicos para beneficiar alguém. Sobre propaganda de governo, mal se ouve falar. Não são administrações como a de Maluf que tornou o Projeto Singapura conhecido por todo Brasil, mas que gastou o valor equivalente a milhares de apartamento para divulga-lo. Por isso que nós confiamos em Lula. Sabemos que cada centavo gasto será aplicado com muito cuidado. Francamente, Lula é o único candidato que representa a esperança de milhões de brasileiros. O resto é aventura. É apostar no escuro para ver se dá diferente quando o dia acordar.

Uma coisa é certa: os que se empanzinam e os que engravatam os dentes com os fios da impunidade, certamente... convenientemente, não aceitam as mudanças. Vejam, portanto, onde estes estão. Porque, nós precisamos mudar. Com a força coletiva, um mundo melhor é possível. De pingos dágua são formadas as enchentes dos rios.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui