Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A POESIA, ESSA MARAVILHA -- 02/01/2004 - 18:44 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A leitura é um hábito muito agradável que, a meu ver, deve ser adquirido desde cedo, mesmo porque é de fundamental importància no aprendizado do idioma, principalmente o português, que, como as demais línguas derivadas do latim, tem uma gramática extremamente complexa.

É inegável também o papel que aa leitura desempenha no desenvolvimento da habilidade de escrever. Podemos afirmar que as pessoas que escrevem bem são aquelas que têm o costume de ler. A leitura precisa, ainda, ser diversificada. Há que se ler não só jornais e revistas, mas sobretudo bons livros, da mesma forma que é aconselhável ler tanto contos, como cronicas, romances e, por que não, poesia?

Se nossas crianças fossem incentivadas, desde os primeiros anos de estudo, a ler poesias, certamente desenvolveriam prazer na leitura, em geral, e pela própria poesia, em particular.

A língua portuguesa é pródiga em grandes poetas, não só portugueses, como também brasileiros. Temos uma grande quantidade deles, com os mais diversos estilos, que, ao longo da história na nossa literatura, produziram obras que nos encantam pela beleza e pela riqueza de nuances poéticas, por assim dizer.

Aqueles que lêem poesia vão, aos poucos, descobrindo um passatempo que não imaginavam pudesse ser tão agradável e, ao mesmo tempo, construtivo. A poesia, lida pausadamente e com atenção, nos permite captar aquilo que se passa na alma do escritor, perscrutando os mais profundos sentimentos que inspiraram a obra poética.

Gostaria de ver chegar o dia em que os currículos escolares haverão de abranger a leitura de poemas, criando em nossos estudantes o gosto por essa verdadeira maravilha.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui