Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->REDE DE MENTIRAS -- 30/11/2008 - 13:20 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

REDE DE MENTIRAS(BODY OF LIES)
IMPERDIVEL,para os aficionados do gênero,o novo filme de Ridley Scott,aliás,ele mesmo um leitor confesso dos livros de John Le Carré,mestre de espionagem e tramas bem urdidas entre aliados e adversários.O filme trata de um tema sempre atual nos dias de hoje,o terrorismo e a situação de instabilidade no Oriente Médio,herança legada ao mundo por Bush et caeterva.Por pura ganância,abriram a caixa de Pandora,que jamais se fechará.
Apesar de donos da mais alta tecnologia ,os americanos tomam surra constante dos terroristas,pois,estes,comunicam-se por tradição oral,notinhas,papeis escritos a lápis,sinais de fumaça e,”last but not least”,pessoal infiltrado entre os ocidentais.
Este é o tema do filme,mostrando a dura,sangrenta e perigosa luta dos agentes ocidentais contra um mundo que não conhecem e valores como lealdade,amizade,crenças,há muito abandonados pelos Ocidentais.
Existe um agente de campo da CIA,Roger Ferris,um sujeito sério,que pretende compreender esse mundo controverso e,por isso,vive ás turras com seu chefe,Ed Hoffman,um sujeito amoral,vaidoso,crente da “superioridade americana” e disposto a tudo para vencer esta guerra suja,não exitando até em comprometer,expor e matar inocentes,desde que do lado contrario,é claro.
É clara a mensagem do filme:a presença americana no Oriente Médio,o despropositado apoio á Israel,faz muito mais inimigos entre os mulçumanos do que a capacidade ocidental de vence-los.
O diretor Ridley Scott realizou um filme magnífico,apesar de não conseguir retratar na telona as complexidades dessa guerra,coisa,aliás, impossível.
Os atores estão muito bem nos seus papeis,com especial atenção para o fantástico ator inglês,Mark Strong,que faz o chefe do Serviço Secreto jordaniano,figura muito importante no filme.
Além dele,muito corretos estão Leonardo Di Caprio,no papel do agente bonzinho e Russell Crowe,como o chefe de Ferris.
O filme foi adaptado do livro do jornalista americano,David Ignatius e as cenas de atentados em Manchester e Amsterdã,estão perfeitas.Vale como diversão,mas,nos faz refletir.Não é uma boa política desconsiderar outros povos,suas crenças,seus valores,sua capacidade de resistência.O respeito ás diferenças,coisa que os americanos ignoram,gera monstros capazes de provocar caos e morte entre inocentes,para poder continuarem mantendo seu “modus vivendi”.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui