Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->A DUQUESA:O PASSADO VOLTA? -- 27/11/2008 - 09:57 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A DUQUESA
ELA era bela,avançada e poderosa.Todos na Inglaterra seiscentista a adoravam.Ditava moda,movimentava a sociedade,fazia historia.Até participava de comícios e ajudava a eleger parlamentares com a sua voz e a sua encantadora presença,muito mais facilmente do que o dinheiro do marido que os financiava.Estamos falando de Georgiana Spencer,Duquesa de Devonshire,uma mulher acima do seu tempo,adorada por todos...menos pelo Duque ,seu marido.Qualquer semelhança com Lady Di,de eterna memória,NÃO é mera coincidência;a Princesa era descendente dela.
Baseada na premiada biografia da historiadora Amanda Foreman,o filme “A Duquesa”,do diretor Saul Dibb,em exibição no circuito,narra com critério e emoção a triste vida matrimonial e familiar de Georgiana,vítima da hipocrisia da época e tendo que afogar seus sentimentos sob quilômetros de belos vestidos e vastas cabeleiras;quase tudo igual á sua famosa descendente:a bulimia(não mostrada no filme),o “ménage á trois”,sendo obrigada a viver sob o mesmo teto com a amante do marido(a Camilla Parker -Bowles,da época),e,até,seu amor desesperado por Charles Grey,que depois foi Primeiro-Ministro e também nome de um excelente chá,o Earl Grey;com ele,teve uma filha e ficou banida da corte durante dois anos,pelo Duque,um homem esquisito,taciturno e hipócrita,além de dominador e parvo;muito parecido com Charles,aliás.A Duquesa morreu aos 48 anos e o Duque casou-se com sua amante,”of course”.
O filme não é nenhuma obra-prima,mas,é bonito,muito bem feito,foge do pieguismo,embora não penetre como devia no turbilhão emocional dos personagens,Mas,dá para perceber,que,para pessoas como o casal de Duques,a vida não passa de um teatro,uma ópera-bufa,em que ninguém aparenta o que verdadeiramente sente ou é.E,o problema,não está na época vivida e,sim,no papel que nos coube na peça.
Ficha técnica:
O Duque:Ralph Fiennes(excelente no papel)
Georgiana:Keira Knightley
Direção:Saul Dibb
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui