Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Ensinando a Missa a Rezar o Padre -- 02/10/2003 - 17:03 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

REFORMA DAS REFORMAS

Reformar ou reconstruir. Melhorar e corrigir. Se preciso, alterar. Recriar ou suprimir. Refazer ou emendar. Incluir ou retirar. Retirar pra melhorar. Mas, se preciso, deixar. Se estiver funcionando. Não há o que se mudar. Esse é o espírito da coisa. De quem sabe governar. Há que haver planejamento. Antes de modificar. Levantar as disfunções. Definir o seu intento. Conversar com os envolvidos. Pra depois negociar. Apresentando propostas. Do que se pretende alterar. Seguindo prioridades. Depois de diagnosticar. As causas das disfunções. Os problemas existentes. Rever metas e ações. Traçar planos consistentes.

Por isso, devo dizer. Sem pretender ensinar. O padre a rezar missa. Partindo do que existe. Vou alinhar a premissa. Premissa pra mim, a primeira. Seguir um planejamento. Sem ter pressa de chegar. Sem a mania de sempre. De querer arrecadar. Não se faz uma reforma. Pensando só em ganhar. Aumentando a receita. Às custas de muita dor. Para agradar este ou aquele. No caso, o governador. Deixando o principal. Que seria melhorar. O trabalhador, em geral.

Assim, vamos ao trabalho. Primeiro seria a reforma. Da casa onde trabalhar. A reforma administrativa. Um lugar pra cada coisa. Cada coisa no seu lugar. Definir a estrutura. Quais serão os ministérios. Quais serão suas funções. Baseadas em critérios. Critérios e objetivos. Diretrizes e ações. Com o olhar para o futuro. Sem esquecer do presente. Ações de curtíssimo prazo. Matando a fome da gente. De médio, criando empregos. A longo, não tem segredos. Mudar o rumo de tudo. Que não está funcionando. Por áreas de atuação. Saúde e Segurança. Infraestrutura e educação. O idoso e a criança. A certeza e a esperança. Devolver a motivação. E também a confiança. E tudo o mais necessário. Reforma Administrativa. Do Poder Executivo. Também do Judiciário. E depois do Legislativo. No rumo do calendário.

Quando tudo estiver arrumado. A estrutura montada. Servidores contratados. Em concursos realizados. E depois de bem treinados. Aí começa outra fase. A fase de por em prática.. O que se deseja mudar. Em cada setor indicado. E desse modo eu sugiro. Começar pelo começo. Pela reforma política. Que dá o tom das demais. Pois é de lá do Congresso. Que saem as decisões. As manchetes dos jornais. Que mechem com o país. Promovendo as discussões.

Melhorar todo o sistema. Botando os pingos nos “is”. O sistema de eleição. Pois o que está havendo. Não há representação. O povo só é chamado. Na hora da votação. Para dar legitimidade. Mas falta participação. Além de outros fatores. Além de muito defeito. Como a tal da imunidade. A mudança de partido. O eleitor é traído. Vem a falta de respeito. É a tal da infidelidade. O excesso de vantagens. O salário elevado. Enquanto o povo sofrido. Fica de fora ou de lado. Olhando a festa alheia. Para a qual ele votou. Deu dinheiro pra bebida. E até comprou comida. E sequer foi convidado. Pagou muito pela festa. Agora se sente roubado.

Junto com esta reforma. A primeira do calendário. Podemos então pensar. Mudar o Judiciário. Sem retirar seus poderes. Sem controles exagerados. Melhorar todo o serviço. De prestação jurisdicional. Com métodos e procedimentos. Aumento de pessoal. Modernização da Justiça. Facilitando o acesso. E melhorando o processo. Acabar com a lentidão. E também com o recesso.

Na área do Executivo. O trabalho é demorado. Pois aqui a coisa pega. Onde tudo é lá tratado. Não adianta ter pressa. Vou dar minha sugestão. Para um plano de reformas. Que tenha começo e fim. Não tem outro jeito não. Há que obedecer às normas. Para não gerar conflitos. Nem fazer demagogia. Aumentando os atritos. O critério é a transparência. Com um pouco de prudência. E muita negociação. Ouvir todos os envolvidos. Em cada situação. Muito tem que perguntar. Ouvir mais do que falar. Sem esquecer da competência. Para poder reformar. Reforma com excelência. Como fazer, por exemplo. Usando da paciência. A reforma ora em curso. A Reforma da Previdência.

Do mesmo jeito que é feito. Na reforma de uma casa. Pra se valer de metáforas. Tratar primeiro do piso. Logo após, do alicerce. É preciso bom juízo. Não esquecendo do teto. Que deve ter um limite. Aplicado aos três Poderes. Com direitos e deveres. Estabelecendo valores. Talvez o maior salário. Do Supremo Tribunal. Seria de bom tamanho. Não se trata de horrores. E a coisa seria legal. Teto firme e bem montado. Não construir nada em cima. Nem em baixo, nem do lado. Pois se não a coisa termina. Logo é ultrapassado. E sem controle do Estado. A construção vira ruína. Logo tudo é desabado. E sem dinheiro sobrando. Sobra pro aposentado.

E a coisa não fica nisso. Falando só em dinheiro. Dinheiro sem compromisso. É preciso cuidar do resto. Pra evitar o sumiço. Trocar as trancas das portas. Fechar bem cada janela. Para evitar que o ladrão. Roube todo o dinheiro. Passando fácil por ela.

Fazer pequenas reformas. Seria de bom alvitre. Um novo cadastramento. De todos trabalhadores. Que moram dentro da casa. Que se valem de artifícios. São pessoas enganadas. Corrompidas com mesadas. Que desviam benefícios. Devem ser investigadas. Pra saber se tem alguém. Estranho, se alimentando. Às custas do dono da casa. Às custas do aposentado. Com documentação trocada. Ou dinheiro desviado. Pra outras finalidades.

Não esquecer de cobrar. De quem lhe deve dinheiro. E vender outros imóveis. Alugados no mundo inteiro. E outras idéias afins. Reformar a economia. Gerando novos empregos. Fazendo outras reformas. Acelerando a economia. Com a Reforma Tributária. Forçando a melhoria. Que acabará refletindo. Na questão previdenciária.

E por fim, deixar o passado. De mentir pra população. Que o déficit da Previdência. Não é culpa do aposentado. O culpado é o ladrão. Pensar grande no futuro. Não ficar em cima do muro. E resolver a questão. Todo mundo tem direito. Todo mundo é cidadão. Se for preciso igualar. Não se faça pelo chão. Basta determinar. Todos eles pagarão. Sobre todo o rendimento. Militar, trabalhador. Deputado e senador. Presidente e governador. Nada de acumulação. Assim, a arrecadação logo aumenta. Dentro de base legal. E o trabalhador se aposenta. Com rendimento integral.

Depois de tudo arrumado. Basta fiscalizar o sistema. Que se bem administrado. Não se volta ao mesmo tema. De fazer meia reforma. Só de um lado, o fiscal. Pra atender governador. Que se elegeu sabendo tudo. Agora se faz de mudo. E até mesmo de surdo. Querendo arrumar dinheiro. Sem fazer nada, contudo. Acobertando o buraco. Deixado pelo antecessor. Criando a falsa impressão. De um governo promissor.

Chega de bate-boca. E de conversa fiada. Quem sabe, faz ao vivo. Não precisa de jogada. Mas se a questão é outra. Se a coisa foi compromissada. Prometida em campanha. É melhor vestir o boné. E enfrentar a parada. Com muita força e fé. Fazendo o que o povo diz. Não imite o Fernando. Seja dono do seu nariz. Faça do jeito certo. Do jeito daquele Luis. Que sempre foi cabra honesto. Que todos nós elegemos. Para o bem deste país.

Ou jogue o boné lá fora. E abra licitação. Para entregar de uma vez. Os destinos da nação. Ao capital estrangeiro. Privatizando o governo. Pode ser a solução. Ou repasse o boné de novo. Desista de uma vez. Pois em casa que se tem fome. Ou tem falta de dinheiro. Todos brigam, todos falam. E a verdade, companheiro. É que ninguém tem razão.
















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui