Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conversa de Botequim (XIV) -- 10/09/2002 - 11:11 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE BOTEQUIM (XIV)

(por Domingos Oliveira Medeiros)





Olá meu nobre amigo. Como vai você? Já sei, vai indo como Deus quer. É verdade. No meu caso, sim. Mas tem um porém. Quem não acredita em Deus responderia a sua pergunta dizendo, apenas, que vai indo. Empurrando com a barriga. Senta aí! Vamos jogar conversa fora! Quais são as novidades? As novidades são as mesmas. Ou seja, não há novidades. O dia, como sempre, continua lindo. Os pássaros, os animais, as flores, os rios, as cachoeiras, os mares e seus mistérios, tudo no de devido lugar. Um pouco mal tratados, é certo. Por culpa de nós mesmos. Nós ? Sim, nós que somos os seres racionais, que pensamos e que, por isso, segundo o Aristóteles, existimos. É verdade, mas também é fato que não conseguimos fazer melhor do que Adão. Como assim? Para tornar o nosso planeta um pouco melhor habitável. Tem gente que se especializou em sujar o ambiente em que vivemos. É mesmo. E o pior é que não fica só no sujar. Acabam destruindo tudo. O homem é mesmo um estúpido.



A gente bem que podia pressionar mais as autoridades. Essa questão da água é muito grave. Não vai demorar muito tempo para que o precioso líquido fique cada vez mais caro. E ficando caro, você já sabe: o preço aumenta e só uma minoria de privilegiados continuará bebendo água potável. Você sabe como é a economia. Trabalha para a minoria, via concentração de rendas. É mesmo. Tem gente que pensa que há duas espécies de seres humanos: os ricos, cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres. Isso vale até para os países.



Você agora levantou um problema que eu ainda não havia atentado. Já pensou se a água acabar? Ou mesmo se a água passar a ter a mesma importância que tem hoje o petróleo? Não vai demorar muito e os EUA vão arranjar um desculpa para invadir o Brasil e tomar a Amazônia. é verdade! E tem mais. Com pouca água no mercado, nós não estaríamos aqui sentados tomando a nossa cervejinha. O preço seria muito alto.É mesmo. É triste.Vamos ter que voltar para a cachaça. E aí o bicho vai pegar de vez.



Por falar em cachaça, eu acho que, ultimamente, ou todo mundo está bêbado ou maluco. Por quê? Por causa dos acontecimentos. Veja bem: Lembra do Jader Barbalho? Aquele do escândalo da SUDAM? Sim, lembro. Do Collor? Claro! Do Estevão? Aquele senador do DF que estaria envolvido com o caso do TRT de São Paulo? Esse mesmo. O do juiz Lalau? Esse mesmo. Lembro. E o ACM e Maluf você conhece. Claro que sim. Pois é. Essa turma toda está concorrendo nessas eleições e todos estão disparados na frente. O povo parece que está ficando maluco. Ou então o jogo está sendo manipulado de tal maneira que, no final das contas, de uma maneira ou de outra, os votos da maioria acabarão elegendo quem não devia. É verdade. E tudo continuará como antes, na casa do Abrantes.



Veja o caso do Serra, por exemplo. O candidato oficial do governo. Foi ministro da saúde desse governo e é amigo pessoal de FHC. E daí? Daí é que ele, com a ajuda de parte da mídia, das pesquisas de opinião, de alguns empresários e de outras forças estranhas, parece que está subindo na cotação das pesquisas. E agora passou a ser oposição. Está atacando o governo. Disse que o governo (do qual ele fez parte), não se preocupou em criar emprego. E não investiu em energia, por isso que ficamos no escuro. Seu discurso é de esquerda. Mas ele, todos sabem, é da situação. É ou não é coisa de bêbado? E tem mais.



O candidato de oposição, ou melhor, que deveria ser de oposição, o Lula, faz exatamente o contrário. Não critica ninguém. Não toca em nenhum assunto polêmico. Jogou fora o macacão e passou a andar barbeado, engravatado e adulado pelos banqueiros. Coisa de louco. Sem falar nas coligações de seu partido. Parece até macumba da braba. Por outro lado, não consigo entender essas pesquisas.



Será que no meio daquelas duas mil pessoas, consultadas pelas empresas de pesquisas, não havia funcionário público – civil ou militar? Desempregados ou gente sem assistência médica, passando fome, assaltados, estuprados, roubados, esculhambados, enfim? É mesmo. E os professores? Será que vão votar no Serra? Na continuidade deste governo? Que em oito anos não fez absolutamente nada em favor da população? É colega, você tem razão. Parece que dessa amostragem de 2000 eleitores, metade é de banqueiros e seus familiares; e a outra metade deve ser constituída de outros empresários ( construção civil, donos de jornais, etc.) ou familiares daqueles que conseguiram ser nomeados para cargos comissionados no governo de FHC. Só pode ser!



Se a gente for pensar com seriedade, a lógica seria Lula, Garotinho e Ciro sempre à frente do Serra. É verdade. Tem muita coisa que não sabemos. Por exemplo: A história das urnas em Brasília. Urnas falsas, que estariam servindo para ensinar o povo a votar. As urnas tinham as fotos do governador do DF, que concorre à reeleição, bem como a do Serra, que está recebendo seu apoio. E os jornais quase não falam disso. Aliás, o TRE do DF já disse que não há provas de crime. Mas no caso do Ciro, o TSE sempre deu seu voto contrário. É verdade. Acho que o Ministro Jobim, que é amigo pessoal do Serra, que morou, inclusive, um tempo junto com ele, deveria, por questão de ética, afastar-se do cargo. Esta história de dizer que a amizade não interfere nas decisões não procede. Veja o caso do TRE do Acre. O TSE teve que reformar a sentença a favor do governador. É sinal que a Justiça também pode cometer enganos, certo? É a pura verdade.



Mas mudando de assunto, você soube do projeto do senador Artur da Távola, que pretende regulamentar a profissão de Astrólogo? Verdade? É cara! Não estou lhe dizendo? Agora me diga, é ou não é coisa de maluco? Agora mesmo é que a população vai ter que acreditar em horóscopo. E quando lá estiver escrito que o dia não será bom para trabalhar, paciência, ninguém sairá de casa. E o patrão não poderá reclamar. E depois tem o seguinte: nas próximas eleições, além das pesquisas, teremos, por certo, o mapa astral dos candidatos. E a propaganda na televisão será divertida. Vote em Fulano, que é do signo de Áries, um líder nato. Vote em Fulano, de Peixes, o candidato com sensibilidade capaz de resolver todos os problemas.



E as pesquisas de opinião vão sugerir, inclusive, quais os dias melhores para os debates. E quando o candidato do governo estiver por baixo das pesquisas, as empresas irão dizer que, se a eleição fosse hoje, sob a regência de Marte, que é vermelho, combinando com as estrelas, o candidato do PT ganharia. Mas como a eleição será em outubro, na regência de Saturno, em sintonia com Uranos, vai dar Plutão na cabeça.



Domingos Oliveira Medeiros

10 de setembro de 2002







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui