Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A VIOLÊNCIA URBANA -- 14/12/2003 - 09:09 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia desses, recebi um telefonema de um amigo, já aposentado. Queria marcar um almoço, a fim de que pudéssemos colocar a conversa em dia. Juntaram-se a nós outros dois, um deles também aposentado. Ressalte-se que um desses amigos eu costumo ver com frequência, mas, quanto aos outros dois, não os via há um bom tempo, de forma que muito havia, mesmo, a conversar.

Durante o almoço, a conversa passou pelos mais diversos assuntos, recaindo, afinal, na questão da violência urbana, tema que, nas cidades grandes, é dos mais abordados, toda vez que um grupo de pessoas se reúne.

Muito se tem debatido acerca das causas desse estado de coisas, sem que nós, cidadãos comuns, tenhamos observado qualquer resultado, do ponto de vista prático. A violência aumenta todo dia e cada um de nós, certamente, conhece algumas pessoas que, via de regra, somente saem de casa por absoluta necessidade e, mesmo assim, desde que não seja à noite.

O aspecto curioso é que, nesse papo com meus amigos, o ponto central do assunto, no que diz respeito à violência, não foram as causas, mas sim as consequências do problema. Em qualquer cidade grande, como também em algumas de porte médio, está-se criando entre as pessoas um temor exacerbado, no que concerne à insegurança, de forma tal que muitos estão deixando de levar uma vida normal, abrindo mão de atividades que sempre fizeram parte de seu cotidiano. Vista sob esse àngulo, a questão mostra uma gravidade muitas vezes não considerada. A situação chega a um estágio em que a população, de modo geral, não se sente segura e, a partir daí, limita-se a sair de casa somente para trabalhar e para fazer as coisas que são absolutamente necessárias. E pensar que, há vinte anos, andávamos na rua em plena madrugada, sem que a violência pairasse sobre nossas cabeças.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui