Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O PRESÉPIO E O NATAL -- 13/12/2003 - 01:25 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Fiquei feliz ao ver, no final do mês de novembro, o anúncio de um grande jornal prometendo dar de brinde aos leitores um presépio. Um presépio para colorir e montar, isto é: dirigido principalmente às crianças.

Entusiasmei-me com a idéia, porque um presente como este vem de encontro a uma preocupação que já foi assunto de uma outra crónica minha: as nossas crianças precisam ser esclarecidas, desde bem cedo, sobre o significado do Natal. Precisamos ensinar-lhes que o Natal não é simplesmente uma data para se ganhar brinquedos de Papai Noel. E que melhor maneira do que um presépio? Ele é a representação, com todos os detalhes, do nascimento do menino que veio para trazer esperança e fé a todos aqueles que viessem depois dele. Aquele menino que nasceu há mais de dois mil anos, o filho de Deus, que espalhou amor, ternura, compreensão e fraternidade e que morreu para salvar cada um de nós.

Com certeza é uma boa oportunidade para contarmos às nossas crianças a história do menino que nasceu numa manjedoura em Belém, se elas puderem interagir, pintando as figuras das personagens, montando o cenário da mais bonita história da humanidade.

É a grande motivação para mostrar aos pequeninos - e não só a eles - que Natal não se resume a presentes, Papai Noel, árvores enfeitada, guloseimas e roupa nova, coisas que nem todos podem ter. O que todos podemos fazer é festejar o aniversário de Cristo-menino, se conhecermos a sua história.

Por isso, é tão importante que tenhamos um presépio para montar, por mais simples que seja. Que mais jornais, revistas, etc., possam oferecer presépios para que todos aprendam o verdadeiro significado do Natal e para que amanhã, nossas crianças não sejam adultos que deixarão a magia desta época se acabar.

Porque na verdade nós, adultos, estamos deixando a magia e o encantamento do verdadeiro Natal, da comemoração do aniversário daquele menino se perder.

Então, presépio serve também para nós aprendermos com as nossas crianças que Natal não é essa festa consumista que estamos vivendo. Que há um menino querendo nascer, mais uma vez, no coração de todos nós. Abramos as portas dos nossos corações e far-se-á o Natal.


Para ler mais textos - poemas, Cronicas e contos de Natal, visite o Portal do Grupo Literário A ILHA:
PROSA, POESIA & CIA. em
Http://geocities.yahoo.com.br/prosapoesiaecia
Http://paginas.terra.com.br/arte/prosapoesiacia




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui