Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Derbi da Paz -- 02/12/2003 - 22:32 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu tive a impressão de ter lido em algum lugar que hoje, dia 2 de novembro, Campinas cediaria o Derbi da Paz.
Eu tive a impressão de ter ouvido em algum lugar, no rádio talvez ou melhor, nas rádios, que hoje teríamos o Derbi da Paz.
Fiquei feliz como cidadã que sou e por isso quis prestigiar a minha cidade que estava dando uma lição de cidadania.Afinal, que bela proposta!
Em tempos de guerra entre torcidas de futebol, a minha cidade levantou a bandeira da Paz.
Fomos ao campo, felizes, dispostos a assistir uma bela partida. Claro! eram os dois times da minha cidade e que fizeram o tão desejado Pacto da Paz!!!
Que maravilha!
As rádios anunciaram, os jornais publicaram!!!
De repente, ao chegarmos no campo, ainda do lado de fora, havia uma multidão de torcedores, molhados de suor, debaixo de um sol causticante, esperando para afinal assistir ao tão esperado Derbi da Paz.
Ledo engano! De repente, numa terrível demonstração de força bruta, uma cavalaria de humanos, que mais eram bestas feras, sem escrúpulos, mal amados, revoltados, invadiram a multidão, jogando os animais por cima da multidão, que sem saída, pedia pelas mulheres, que de longe estavam sendo respeitadas.
De longe o ser humano foi respeitado ali, naquele momento. O que teria sido aquilo?
Demonstração de força?
Demonstração de poder? ou quem sabe, uma terrível demonstração de ignorància, despreparo mesmo de pessoas não dignas de ostentar aquelas fardas que no mínimo deveriam ser respeitadas por representarem a nossa segurança.
Pessoas desconhecidas se solidarizavam uns com os outros, homens , mulheres, jovens e aqueles que deveriam nos resguardar dos possíveis perigos, orientados por um Comandante despreparado e hostil, nos ameaçavam com seus cavalos e suas armas numa demonstração cruel de poder e ignorància total, sem sequer ter um objetivo para tanta selvageria.
A bela praça, virou campo de guerra e o Derbi da Paz ficou apenas nas manchetes dos jornais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui