Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CíRCULO VICIOSO -- 30/11/2003 - 18:38 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O leitor amigo há de concordar: a época que vivemos é mesmo de vacas magras, como diziam nossos avós. Atravessamos uma situação tão difícil, que muita gente está vendendo o almoço para comprar o jantar.

Se observarmos com atenção o que ocorre no comércio em geral, veremos que a coisa anda mesmo muito mal. Tenho visto o movimento fraquíssimo das lojas e conversado com alguns comerciantes. Um desànimo que eu nunca tinha visto tomou conta dessas pessoas,e não encontro um só lojista que considere a situação ao menos razoável.

Já sabemos que o Brasil tem uma tendência a crises cíclicas, mas o que se vê no presente momento não encontra paralelo, nas últimas três décadas.

Com seu habitual jeitinho de contornar tal tipo de situação o brasileiro anda vendendo de tudo, o que cria um círculo vicioso. Com os salários em queda e a consequente perda do poder de compra, muitos estão tentando vender alguma coisa, a título de "bico", como forma de complementar sua renda. Ora, se o comércio vende muito pouco, esses negociantes de ocasião venderão ainda menos, agravando sua própria situação financeira, o que, por sua vez, afeta o comércio como um todo.

Ou muda a política económica, ou os brasileiros é que terão qaue mudar-se do Brasil.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui