Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O mal sobrepondo-se ao bem -- 28/11/2003 - 16:26 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O Mal Sobrepondo-se ao Bem
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Está lá em Gênesis. A serpente provocou a primeira tentação. Eva não resistiu. E, junto com Adão, desobedeceram ao Senhor. Provaram do fruto proibido. Nascia o pecado. E o mal espalhou-se pelo mundo inteiro. Mas, não se pode negar. Antigamente havia maior respeito - ou temor - do mal em relação ao bem.

Nos filmes, nos livros, na política, enfim, em todas as histórias de bandidos e mocinhos, a vitória final cabia sempre ao bem. O mocinho, o cavalo, a dama montada no dorso, e o galope em disparada encerravam os finais. Hoje, infelizmente, os males tornaram-se poderes paralelos. Clandestinos e oficiais. Poderes que se confundem. E o mal é cada vez mais ousado. Passou da defesa ao ataque.

Agora quer dominar o bem. Perdeu totalmente o respeito ou o medo. E está mais organizado. Passou a planejar todas as suas ações. O tráfico de drogas, o contrabando de armas, o aliciamento de policiais e de políticos corruptos, civis e militares, nacionais e internacionais, fazem do mal uma organização de fazer inveja a qualquer multinacional. Em termos logísticos e em termos de resultados.

O Estado tornou-se impotente diante dos novos concorrentes. Estes, por sua vez, passaram a ditar as ordens. Mandam fechar escolas, cobram pedágios, atiram em delegacias, sequestram, julgam, sentenciam e matam. Empresários, políticos, promotores, juízes, desembargadores, crianças e idosos, sem exceção. E já controlam todas as prisões. De lá comandam seus negócios.

E avançam contra a Democracia. Intimidam e matam jornalistas. Impõem, pela ameaça e o medo, a censura. E o Estado continua impotente. Prendendo e soltando "malucos" a serviço do mal. Ignorando - ou sendo omisso - em relação à gravidade do problema. Cortar o mal pela raiz. Prender os verdadeiros mentores dessa grande organização criminosa. Estes, na verdade, os únicos capazes de importar material bélico sofisticado e armamentos exclusivos das forças armadas.

Não será, por certo, prendendo meia dúzia de "malucos" analfabetos, simples empregados do terceiro escalão, que iremos resolver o problema. E a nossa sorte, é que a criminalidade está organizada, porém, desunida. O dia em que eles resolverem trabalhar juntos, eliminando a concorrência, aí só nos restará contar com a misericórdia de Cristo, para tentar, mais uma vez, salvar a humanidade.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui