Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DOMINGO -- 26/11/2003 - 16:27 (Edson Campolina) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DOMINGO

Sempre emerge na memória, ao pensar num domingo, minha mãe dizendo que "não há sábado sem sol, domingo sem missa e segunda sem preguiça". Para um país tropical, o sábado ensolarado é sempre uma possibilidade, mesmo em algum lugar no qual não estejamos. O domingo será sempre o dia da missa para o bom cristão, esteja ele onde estiver.

Para os cristãos, o Grande Arquiteto do Universo, Deus, construiu o mundo em sua perfeição em seis dias, descansando no sétimo. Tomando o início da semana na segunda-feira, o domingo é guardado à missa e ao descanso. Na minha infància interiorana o domingo era o dia do lazer, do clube, do ribeirão, da pipa e da pescaria, sempre precedido da missa matinal acompanhado de meus irmãos e irmãs. Assim deveria ser, sem exceções.

Crescemos e nos tornamos egocêntricos e preguiçosos. Perdemos o desprendimento e a liberdade que uma criança possui quando consigo não carrega o passado nem se previne do futuro, vivendo somente o presente. Mesmo sob a rédea de seus responsáveis que a seguem procurando indicar-lhe o caminho. Uma criança está sempre no estribo do bonde, curtindo uma carona divertida na vida. É sempre domingo na vida de uma criancinha.

Nesta manhã de domingo concluo que o domingo foi feito para a família. É o dia da família. Um único dia na semana que podemos dedicar inteiramente ao bom convívio daqueles que nos olham e nos enxergam. Somos apenas mais um na multidão da metrópole que nos olha com olhos de cego. Olhares sem brilho e sem sentido que cruzam com o meu, sem integração e sem destino. Mas o destino da família é comum. É tão somente dividir o bem aos seus e barrar o mal à entrada da morada.

Um passeio de mãos dadas com esposa e filhos, uma peça de teatro infantil, um almoço em família, a praia, a sombra, o sossego, o sorriso, o relógio guardado, a bermuda, o sorvete, dentre outras coisas são sinónimos do domingo e do convívio que dispomos neste dia. Quando minha esposa questiona o que iremos fazer hoje, domingo, sempre respondo qualquer coisa ou o que quiser. Mas em pensamento concluo que desde que estejamos juntos.

Penso que o domingo deveria ter mais de 24 horas, mas aproveitamos menos das 24 horas que temos. Mesmo que tivéssemos mais horas, uma parte seria dedicada à preparação da segunda-feira. Por que não um sábado após cada domingo?


Por: Edson Campolina
http://www.mineirosdoriodejaneiro.kit.net/mineirosdorio
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mineiro
http://www.grupos.com.br/grupos/mineirosdorio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui