Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O PT é a favor do aborto. Os católicos são contra. -- 03/05/2007 - 12:24 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tema da vida é um dos eixos da Conferência de Aparecida
Explica o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis

www.zenit.org

APARECIDA, quarta-feira, 2 de maio de 2007 (ZENIT.org).- A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que se realiza no Santuário de Aparecida (Brasil), de 13 a 31 de maio, gira em torno de três eixos: o discipulato, a missão e a vida.

«Esses são como que os fios condutores dos trabalhos desta V Conferência», afirma o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Ao explicar a Zenit o tema da vida dentro da V Conferência, o arcebispo afirma que «quando nós falamos em vida, não falamos apenas em vida espiritual, não só na vida sobrenatural, da graça, isto é, a vida de comunhão com a Trindade Santa, mas
falamos também da vida no seu sentido natural, humano».

«Esta vida, que é presente de Deus, deve ser acolhida, respeitada, defendida desde o seu início até o seu termo natural», enfatiza.

Segundo Dom Damasceno, esta vida deve ser vivida com dignidade, com todas as condições requeridas pela dignidade de um filho, uma filha de Deus.

«Portanto supõe tudo aquilo que a pessoa tem direito para uma vida digna: a educação, o trabalho, a saúde, a habitação, o emprego, o salário justo, entre outros fatores».

Dom Damasceno explica que as Conferências Gerais orientam os trabalhos pastorais e evangelizadores da Igreja na América Latina para os anos seguintes a elas.

«Todas as Conferências Episcopais, após as Conferências Gerais, procuram aplicar suas orientações às diretrizes de ação evangelizadora», diz.

Segundo o arcebispo, por sua vez, as dioceses procuram, nos seus planos pastorais, aplicar também essas diretrizes.

«Todas as conclusões têm uma incidência muito forte na vida concreta das igrejas em nosso continente.»

Dom Damasceno explicou ainda a Zenit que a função principal do Papa ao vir ao Brasil para abrir os trabalhos da V Conferência é confirmar na fé em Jesus Cristo os fiéis da Igreja.

«O Santo Padre vem certamente aprofundar a comunhão entre os bispos e o sucessor de Pedro. E ainda aprofundar a comunhão entre nossas Conferências Episcopais com a Igreja universal.»

«A eficácia da missão e do trabalho da Igreja depende dessa comunhão da Igreja. Uma comunhão que se dá por obra do Espírito Santo e na diversidade dos dons e dos
carismas que Ele mesmo distribui na sua Igreja», enfatiza o arcebispo anfitrião da V Conferência.

De acordo com Dom Damasceno, a Conferência Geral é da América Latina. «Por isso nós nos reunimos como bispos da América Latina, por termos problemas em comum,
desafios em comum. E por isso as respostas são também em conjunto.»

«Temos de estar muito atentos e abertos à vontade de Deus, àquilo que Ele quer nos falar através da Igreja que se reúne em Aparecida.»

«A Igreja se congrega aqui sob a ação do Espírito Santo, em comunhão com seus pastores e com a cabeça do colégio episcopal, que é o Papa. Ela quer estar atenta
ao que Deus quer falar hoje à América Latina e responder a esses desafios que se nos apresentam hoje», afirma o arcebispo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui