Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Brisa -- 31/08/2002 - 23:55 (DENIS RAFAEL ALBACH) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A brisa







VÊ, AGORA, COMO SOPRA E COMO VOA

O AR QUE TU RESPIRAS;

DÊ NOME A ESTE AR!



SENTE NA PELE A SENSAÇÃO DE UM TOQUE LEVE, SEDUZINDO COM FRESCOR A CAMADA BELA, PORÉM, FRÁGIL, DOS TRAÇOS DO TEU ROSTO.

OLHA-TE NESTE MOMENTO E PERCEBE ESTE VENTO QUE VEM NO COMPASSO CALMO DE UM SONHO E SE PENETRA LEVEMENTE TAMBÉM NO ESPAÇO DO SEU CORAÇÃO.

NÃO. NÃO ENCONTRASTE OUTRA RAZÃO POR EU TE FALAR ISSO AGORA. VOCÊ NEM PENSOU QUE EU CHEGARIA...

SEU OLHAR SE COMOVE E TE ACHAS EM INQUIETUDE, NA ESPERA QUE EU TE DIGA "PAZ! EU ESTOU AQUI".



EU SOU A BRISA QUE ENVOLVE O TEU SER E OFERECE O OXIGÊNIO QUE REFORÇA O TEU FÔLEGO E TE DÁ VIDA TODO DIA. ASSIM PASSO DE UMA FORMA SUTIL LHE OFERECENDO O CARINHO QUE MUITO PRECISAS. E TU POUCO ME NOTAS. E TU, VIVES CORRENDO PELO DISTANTE, FAZENDO TUMULTO NO TEU DESERTO, APEGANDO-SE A AREIAS QUE LHE TRAZEM SUFOCO... E TU, POUCO ME PERCEBES. E TU, POUCO ME SENTES E NÃO SABES QUE SEMPRE, COMO AGORA, ESTIVE TÃO PERTO DE VOCÊ.



EU SOU A BRISA QUE VEM E ACALMA, NO CONFORTO DE UMA SINGELA EXPRESSÃO DE CARÍCIA, TOCANDO SEUS TRAÇOS E SUAS FORMAS, A PARTE INTERIOR E EXTERIOR DO TEU CORPO, E TE AQUEÇO COM MEU AMOR.

E SE UM DIA TE SENTIAS SÓ, EU PASSAVA E TE VIA, SORRIA, ME BALANÇAVA E ME OFERECIA EM TROCA DE TUA COMPANHIA, MAS TU FUGIA SEU OLHAR DA MINHA DIREÇÃO, NO TEMOR DE QUE TE FIZESSE MAL.

NÃO! NÃO TREMAS AGORA! NUNCA TE FARIA MAL.



PERCEBA O TOM DA VOZ QUE EU TE FALO. FALO MANSO E COM CUIDADO, NA ENTONAÇÃO DE UMA DOCE MELODIA, ASSIM COMO É O CANTO DOS PÁSSAROS PELA MANHÃ... MAS NÃO SABES. TU TENS VIVIDO AGITADO E CONFUSO E SE ESTRANHA COM AS SUAS ATITUDES, E NEM VÊS E NEM OUVES A BELA CANÇÃO QUE DECLAMA A CRIAÇÃO.

NÃO TE APRESSES COMO VIVES ATRIBULADO.

SENTA-SE! PERMANECE! DEIXA EU FICAR IMÓVEL AO TEU LADO.



EU SOU A BRISA QUE AGORA PASSA E DERRAMA MEU CONFORTO NA IDEAL TEMPERATURA DE UM VENTO BRANDO QUE POSSA CONSOLÁ-LO.

RECEBA MINHA PRESENÇA SOBRECARREGADA DO CALOR QUE TE SUSTENTA, DEIXANDO SER LEVADO PELA POEIRA DO PASSADO, O FRIO QUE PARECIA DESAGRADÁVEL. RECEBA, HOJE, O PRESENTE DO MEU ABRAÇO NO EXATO MOMENTO QUE LHE DIGO ESTAS PALAVRAS, POIS A FÚRIA DO VENDAVAL QUE VINHA, NA FORÇA TERRÍVEL DA TEMPESTADE QUE TE CERCARIA, EU CHEGO ANTES E ME OFEREÇO A TI, NA EXPRESSÃO MEIGA E SUBLIME DE UMA PAZ CATIVANTE E TE CERCO AO REDOR DAS GRADES DA MINHA PROTEÇÃO.



EU SOU A BRISA QUE TRAZ HARMONIA, NA VELOCIDADE DE UM RITMO PACÍFICO, QUE SE APEGA COM AMOR NO ESPAÇO ABERTO DO SEU CORAÇÃO, NA CONSCIÊNCIA DO SEU ESPÍRITO E POSSO ENTRAR PENETRANDO VIDA NAS MORADAS DA SUA ALMA. BASTA QUE ME SINTAS, QUE ME DEIXES FAZER PARTE DOS SEUS INTERESSES ONDE TODAVIA O PERCURSO QUE SEGUIRÁS ADIANTE, PRECISARÁS DE AJUDA.



LEMBRA A AREIA QUE SE ESPALHAVA PELO MAIS FRACO DE TODOS OS VENTOS. AS FOLHAS DAS ÁRVORES QUE SE BALANÇAVAM PELO SIMPLES TOQUE DE UM SERENO REVOLTANTE. E SEM DOMÍNIO, ERAM CONSUMIDOS E LEVADOS A UM LUGAR CHAMADO DESCONHECIDO.

TU JÁ SABES O QUE QUER E O QUE SONHAS. NÃO SE DEIXE SER LEVADO PELA PREPOTÊNCIA DE TEMPORAIS QUE TE OBRIGAM A PERDER SEUS OBJETIVOS.

OUTRA VEZ VOCÊ NÃO VIU, NEM ME PERCEBEU, MAS ESTENDI A MINHA MÃO AO ALCANCE DE TE DARES TUDO AQUILO QUE SEU CORAÇÃO DESEJAR.



TU NÃO ÉS SIMPLES E NÃO ÉS POUCO COMO JÁ OUVISTES FALAR. SOBRETUDO EXISTE NA TUA ESSÊNCIA O AGRADÁVEL PRIVILÉGIO DE SER DOTADO DE UM VALOR TODO ESPECIAL, ÚNICO E EXCLUSIVO, DOMINÁVEL SOMENTE POR VOCÊ.

O SEGREDO DOS TEUS DESEJOS MAIS ÍNTIMOS, AQUILO QUE PEDE SEU CORAÇÃO E PROCURA REALIZAR. AQUILO QUE ANSEIA A SUA ALMA, SEUS SONHOS CLAMADOS NO SILÊNCIO DE SUAS PRECES, SOMENTE VOCÊ SABE A SENHA QUE IDENTIFICA TODOS OS PROPÓSITOS QUE PODERÁS ALCANÇAR.

MAS TE OLHAS E NUM ABORRECIMENTO ESTRANHA A SI MESMO SEU OLHAR. O MESMO OLHAR QUE FAZIAS QUANDO TE SENTIAS DERROTADO. E SABES QUE SOZINHO É DIFÍCIL PROSSEGUIR, POIS NUNCA ALGUÉM QUE ESTENDEU A MÃO PARA TE AJUDAR A TIRAR AS PEDRAS QUE HAVIA NO CAMINHO.

PRECISAS DE AJUDA... E EU PRECISO AJUDAR ALGUÉM.

NÃO SOBREVIVERIA NO ESPAÇO DIMENSIONADO DA MINHA SOLIDÃO, QUANDO JÁ PASSEEI COMO SOMBRA DESACOMPANHADA NA SUPERFÍCIE DO MEU MUNDO NO MEU SILÊNCIO PARTICULAR. POR ISSO, PARA QUE FÔSSEMOS DOIS, COMPLETOS EM TALENTO E FORMOSURA, EU CRIEI O MEU MUNDO E NELE PUS VOCÊ.

VOCÊ HOJE É O MEU TESOURO PARTICULAR! E NAS PALAVRAS QUE LOGO FALO, QUE POSSAM CAIR COMO AROMA AGRADÁVEL. ELAS QUE CHEGAM SEM SER ESPERADAS, TRAZEM O ALENTO ÀS HORAS QUE TERMINAM EM FELICIDADE. "EU AMO VOCÊ" E EU CUIDO DO MEU TESOURO PARTICULAR.



UM DIA QUE FOI CHAMANDO OUTRO DIA, DE UM PASSADO TÃO PRÓXIMO DE SUA EXISTÊNCIA, FOI SE ACUMULANDO AO LONGO DE SUA ROTINA UMA BAGAGEM CHEIA DE MEDO, DÚVIDA, IRA, DESCONFORTO, TIMIDEZ, COMPLEXO E SE FORAM NUTRIDAS NA VIAGEM DE UM PASSEIO FRACASSADO. POIS MANTEVE ENTRE SEUS DEDOS, IMAGENS DE UM HUMANO QUE FALAVA POR VOCÊ, DESCANSAVA POR VOCÊ, PENSAVA POR VOCÊ, AGIA POR VOCÊ, E LEVAVA SUA VIDA A UM RUMO DEPLORÁVEL. ESTE HUMANO NÃO ERA VOCÊ! O ESPELHO REFLETIDO DA VISÃO QUE TE OCULTAVA, PARECIA QUEBRADO. VOCÊ NÃO VIA VOCÊ, NEM SE SENTIA NEM SE AMAVA MAIS... ONDE ESTAVA VOCÊ? SEUS PASSOS, SEUS CAMINHOS? POR ONDE PERCORRIA? O QUE DESEJAVA, O QUE SONHAVA, O QUE BUSCAVA, O QUE SUSTENTAVA, O QUE MANTINHA VOCÊ?

DEIXOU CERTA VEZ SER LEVADO PELOS PALPITES E DEDUÇÕES DOS OUTROS. OUTROS QUE SORRINDO IRÔNICO PARA VOCÊ APONTAVAM O CAMINHO ERRADO, ONDE O FINAL SE APOIAVA À BEIRA DE UM PRECIPÍCO SEM FUNDO, ONDE O ÚNICO SOCORRO ERA UMA PONTE QUE DAVA PARA O VAZIO.

CERTA VEZ, TE SEGUINDO ESSES AMIGOS FALSOS, NA PRIMEIRA LÁGRIMA QUE DERRAMOU POR DESESPERO, ELES SE MANTIVERAM DISTANTE. SOLTOS FORAM LEVADOS PELA FÚRIA DO MAR, DO MESMO MAR QUE TENTAVA DEVORAR VOCÊ.

JÁ NÃO PODES SEGUIR O DESCONEHCIDO...

QUANTOS CAMINHOS ESTRANHOS, EMBORA PERCORRIDOS TE DEIXARAM CONFUSO? QUANTAS ESTRADAS CHEIAS DE BURACOS FORAM TRANSCORRIDAS PELOS PASSOS CALEJADOS DOS PÉS QUE OS SUSTENTAVAM? ERAM OS TEUS PÉS, POIS ANDAVA PELOS CARREIROS ESPINHENTOS QUE OUTROS TE FIZERAM ESCOLHER.



SE ONTEM, Á MEIA NOITE, NO COMPASSO DO ÚLTIMO VENTO DAQUELA MADRUGADA ESCURA FOSSE O FINDAR DA TUA VIDA, SEUS SONHOS E PLANOS NÃO REALIZADOS SERIAM HOJE ACUMULADOS COM A TERRA QUE ABRIGARIA O TEU CORPO. E JÁ NA SEPULTURA, TERIA PERDIDO TODAS AS OPORTUNIDADES QUE EM VIDA NÃO AS USOU.



MAS EU SOU A AURORA. SOU O SUAVE VENTO PELA MANHÃ QUE TE TRAZ VIDA OUTRA VEZ E TE RENOVA CADA UM DOS TEUS DESEJOS.



PEÇA-OS! EU OS LEVAREI NA FORÇA SINGULAR DO VENTO QUE ME IMPULSIONA E OS LEVAREI TÃO INTENSAMENTE QUANTO INTENSAMENTE FOREM OS TEUS PEDIDOS.



PEÇA-OS! OS LEVAREI A UM LUGAR QUE DÁ DE ENCONTRO COM A REALIZAÇÃO.



PEÇA-OS! SE NÃO PEDIRES TÃO PEQUENO É SEU INTERESSE...



PEÇA-OS! E EU TE RESPONDEREI...



PODES DESFAZER-TE DOS DIAS AMARGOS QUE ACABARAM-SE APODRECIDOS COMO FRUTAS VELHAS SEM SERVENTIA, QUE POSSUINDO SEMENTES FRACAS E DESNUTRIDAS, NÃO CHEGARAM A NASCER.



ABANDONA O VELHO E VESTE-SE COM O NOVO. LARGA O TEMPORAL QUE VEM TE SUFOCANDO E RESPIRAS NO DIA QUE SE CHAMA HOJE, O VENTO CALMO QUE TE PRESENTEIA COM UMA NOVA VISÃO, TRANSPARENTE E REAL DO NOVO MUNDO QUE SE ABRE PARA TI, ONDE DEVES SEGUIR PELO CAMINHO QUE VOCÊ MESMO ESCOLHER.

E ESTANDO EM DIA NA PERSEVERANÇA DA REALIZAÇÃO DOS TEUS IDEAIS, JÁ PODERÁS SABER QUE O QUE IMPORTA MAIS É DAR DO QUE RECEBER. MAS SÓ PODES DAR O QUE FAZ BEM, POIS O MAL UM DIA OFERECIDO TE VOLTARÁ NA FÚRIA DE UM VENDAVAL QUE DESMANCHARÁ SUA MORADA, SEU PATRIMÔNIO, SUA FELICIDADE E AQUELES QUE ESTÃO A SUA VOLTA.

POIS SENDO MEU TESOURO PARTICULAR, DEVES AGIR COMO TAL. NÃO AGIR COMO AQUELE QUE SUSTENTA EM SEU CORAÇÃO AS MARCAS RUINS QUE ALGUÉM UM DIA OFERECEU. POIS O SER HUMANO, COMPOSTO DE VÁRIOS SENTIMENTOS, SÓ PODE DAR AMOR SE UMA VEZ GANHOU AMOR. SÓ PODE ELOGIAR SE RECEBEU ELOGIOS.

E DESSA MANEIRA, OS OUTROS VERÃO AQUILO QUE É DE MAIS PRECIOSO E REINA EM SEU SER OU AQUILO QUE TE CONSIDERA FRACO E PEQUENO, POIS VOCÊ VAI TRANSMITIR A OUTROS O QUE MAIS RECEBEU.

SE VOCÊ DER DESPREZO É PORQUE UMA VEZ RECEBEU DESPREZO. SE VOCÊ TENTAR MENTIR É PORQUE VIVEU ATÉ AQUI EM MENTIRAS E FALSIDADE. SE VOCÊ FALAR MAL É PORQUE VIVEU SUA VIDA RECEBENDO PALAVRAS MÁS DOS OUTROS. SE VOCÊ SENTIR INVEJA, ORGULHO, INDIFERENÇA, ENTÃO É PORQUE ISSO É O QUE PREENCHE O TEU VIVER. NINGUÉM PODE OFERECER O QUE AINDA NÃO CONHECE OU EXPERIMENTOU!



FALO ISTO PORQUE CONHEÇO O MUNDO ONDE VÔO E A INTENÇÃO DE TODAS AS PESSOAS. AS CONEHÇO E AS OLHO, ASSIM COMO OLHO VOCÊ AGORA.



OLHO O SEU INTERIOR E AS RIQUEZAS QUE HÁ NELE. POIS GRANDES E ADMIRÁVEIS SÃO OS BENS POSTOS NO TEU ENCONDERIJO, ONDE JÓIA ALGUMA PAGA O SEU VALOR.



OLHO E PERCEBO VOCÊ, POIS VOC~E É O QUE EXISTE DE MAIS CARO E MAIS EPERFEITO PAA MIM.



PASSO DESACELERADO E VOCÊ NEM VÊ. TE ABRIGO COM CUIDADO NA DEDICAÇÃO DO MEU CARINHO E LIMPO SUAS LÁGRIMAS, TODAS AS SUAS LÁGRIMAS.



O SER HUMANO É FEITO DE SOPRO E O PRIMEIRO SOPRO DE VIDA FOI AQUELE QUE EU DEI AO HOMEM E ESTE TEVE VIDA PRÓRPIA. EU SOU O SOPRO QUE PODE TE SUSTENTAR. EU SOU A BRISA AMIGA QUE TE PROTEGE, A SOMBRA PROTETORA DO SOL NO VERÃO.



ESTIVE BEM PERTO E VOCÊ NÃO ME NOTOU...



VÊ, AGORA, COMO SOPRA E COMO VOA



O AR QUE TU RESPIRAS;



DÊ NOME A ESTE AR! "EU SOU ESTE AR".



A BRISA SUBLIME QUE SUAVIZA TODO O PESO DE SUA DOR. PRECISAS DE AJUDA... E EU PRECISO AJUDAR VOCÊ. NÃO VIVES SEM MIM... E EU QUERO VOCÊ.



OUTRA VEZ NÃO ME PERCEBEU, MAS CONTINUO AO SEU LADO AGORA, POIS SÓ ESTARÁS SEM MIM QUANDO FECHAREM OS TEUS PULMÕES E O AR NÃO ENTRAR MAIS POR SUAS NARINAS. E ASSIM, TODA VEZ QUE SENTIRES O VENTO AGITADO QUE PASSA OU A DOCE BRISA QUE TE ENVOLVE COM TERNURA, SABES QUE SOU EU BEM PERTO DE TI.



NÃO TE ESPANTARIAS SE ME APRESENTASSE ANTES A TI EM FORMA DIVINA? POR ISSO, POR CAUSA DO SEU RECEIO, SEU OXIGÊNIO ENTITULADO "BRISA", CHAMA-SE DEUS.



EU SOU DEUS E SOU ALGO PARA VOCÊ! SOMENTE ATRAVÉS DE MIM PODES TRANSMITIR AOS OUTROS FELICIDADE, POIS SÓ É FELIZ AQUELE QUE RECEBEU A DEUS. E SOMENTE ATRAVÉS DE MIM, SEU SONHO PODE SE TORNAR REAL, POIS SUA VOZ SOLTA NO ESPAÇO NA SÚPLICA INCESSANTE DE SUAS PRECES, CHEGARÁ AOS MEUS OUVIDOS... E EU TE RESPONDEREI.



E ASSIM, TODA VEZ QUE SENTIRES O VENTO AGITADO QUE PASSA OU A DOCE BRISA QUE TE ENVOLVE COM TERNURA, SABES QUE SOU EU BEM PERTO DE TI.















Denis Rafael Albach



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui