Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Schwartznegger e a Literatura -- 22/09/2000 - 12:33 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ontem assisti um filme demoníaco chamado "Fim dos Dias". Estranhei que o astro era ninguém menos do que Arnold Schwartzenegger, troglodita veterano de Holywood. A história é tão inverossímil que o Diabo, em carne, osso e vermes, não consegue matar o mocinho que, armado até os dentes, dá tiro, porrada, golpes de faca e espada para tentar afastar o Dito Cujo da virgem profetizada que dará a luz ao seu filho. Além do mais, um grupo de ninjas papais também está atrás da moça para evitar que o Demo a possua e decrete o final dos tempos atuais e o início de uma nova Era, cujo reinado de Satã blá, blá, blá, blá...

O que achei do filme? Foi ótimo! Entretenimento puro. Idas e vindas, reviravoltas, efeitos especiais, som perfeito, perseguição de carro (aí tenho de admitir que essas perseguições enchem o saco, especialmente quando estão fora de contexto), mocinha bonita, enfim, tudo o que eu precisava para me concentrar e relaxar. Aí quando sentei para escrever esta crónica me bateu um medo danado. Ter de admitir que gostei de um filme do Arnaldinho?... E mais: publicar essa confissão depois de tantos e tantos anos de críticas exacerbadas contra os enlatados americanos, a cultura consumista, a alienação dos povos? Mas, droga! - pensei. Não vivo aí pregando que as pessoas devem ser autênticas? Então por que não revelar ao mundo que, às vezes, gosto sim de um filme de ação, de um programa de auditório baixaria (aqueles que ficam mostrando bundas e peitos o tempo todo), de ficar discutindo amenidades com os colegas do bar? Confesso que está sendo difícil. Sei que vou sofrer uma porção de críticas e ameaças de morte feitas pelos meus velhos amigos. Mas, paciência. Agora já foi.

Escritores, em sua maioria, são metidos a besta. Acham que tudo podem. Inventam palavras, usam outras tantas que estão mofando no dicionário, recorrem a lugares magníficos da Europa ou da Ásia, descrevem aroma e sabor de vinhos que você nunca vê nas prateleiras dos supermercados, e agem assim por acreditarem que são os donos da intelectualidade. Desconfio que todos eles sejam egocêntricos (estou dentro)! Experimente enviar um texto para um escritor consagrado. Inevitavelmente você receberá a resposta de "que eu não costumo ler coisas de outros autores para não fazer mal julgamento..." Na verdade eles crêem que somente eles e suas palavras rebuscadas, além de Machado de Assis e Shakeaspeare, são dignos de leitura. E reclamam do brasileiro. "Ninguém lê neste país de analfabetos, porra?!" - perguntam. Alguns deles deveriam se olhar no espelho, pois escrevem para si. Ou por serem narcisistas ou para espantar os fantasmas de suas mentes. Já repararam que a maioria dos protagonistas dos livros publicados são escritores ou jornalistas? Quando não, os dois. Ninguém está realmente preocupado em entreter o leitor, usar uma linguagem que esteja ao alcance da maioria da população, emocioná-lo com as letras, fazê-lo sorrir sozinho no metró... Não que a Literatura Clássica devesse ser esquecida. Mas se continuarmos insistindo neste estilo lírico-sofisticado-feito-para-a-Classe-Média-Alta, dificilmente presenciaremos o crescimento do hábito de leitura neste país.

E depois ainda vão ficar reclamando que o povo só quer saber de assistir a banheira do Gugu...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui