Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62209 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desemprego, uma necessidade -- 16/02/2001 - 18:50 (Alan Carlos Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESEMPREGO, UMA NECESSIDADE

















A Cada ano, milhares de pessoas em todo o mundo são usurpadas da única alternativa que possuem de conquistarem respeito e dignidade. “O Trabalho”. Isso é fruto da ideologia de uma classe dominante que considera o trabalhador, o pobre, um parasita a ser adestrado ou simplesmente eliminado dos seus interesses particulares.

Se observarmos mais de perto essa problemática iremos perceber que para cada indivíduo no mercado de trabalho, há pelo menos cem em busca dessa oportunidade. Isso faz com que o patrão ( possuidor dos meios de produção) pague o que considera justo, ou seja, o mínimo por um máximo de horas trabalhadas ao trabalhador que muitas vezes vê-se acuado sem condições de lutar por melhores condições de desenvolver suas atividades.

Sem perspectiva de aperfeiçoamento, o trabalhador tende a caminhar durante toda a vida funcional em uma corda bamba que a um simples vento (diminuição do lucro do patrão), o faz cair as margens da sociedade. Não pensemos nós que isso acontece por acaso. Ora, se houver trabalho para todos ( melhores condições de vida para o cidadão), esse indivíduo, possivelmente há de sentir-se mais disposto, em condições de dispor de um momento para analisar o seu entorno e participar das discussões referentes as problemáticas desse meio. Todavia, um pessoa sem emprego, estressada, sem nenhuma perspectiva de alterar significativamente sua existência, jamais irá questionar o modelo repressivo, excludente, dominador de sociedade que possuímos, uma vez que seus estímulos são muito pequenos ou inexistentes.Ora, se ninguém questiona, a classe dominante continua perpetuando as suas ideologias, pregando meias verdades, tornando-nos cada vez mais alheios as questões sociais e mais distantes de uma possível mudança.

Vimos então, que para aqueles que buscam uma oportunidade na vida, o trabalho é uma questão de sobrevivência. Todavia, o desemprego em um país é uma estratégia da classe dominante para coibir os trabalhadores de se organizarem criticamente e lutarem por melhores condições de trabalho e consequentemente de cidadania.









Alcarías

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui