Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SEXTA-FEIRA -- 30/10/2003 - 21:26 (Edson Campolina) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEXTA-FEIRA
Autor: Edson Campolina



Como sempre, o relógio despertara às 05:30 da manhã. Assustei-me, não com o estridente barulho, mas com a pressa em que a noite se fóra, mesmo gostando de despertar-me cedo, aproveitando melhor a manhã. Mas naquela, como em todas outras sextas-feiras, o pote de energia já se esgotara a tal profundidade que uma noite apenas não o reabasteceria.

Lembrei-me logo do "Rinoceronte bem-sucedido". Um livro de Scott Alexander. Daqueles que o mundo corporativo usa para escravizar paulatinamente a mente e o comportamento de suas marionetes. Daí, em pensamento, bradei: Eu sou um rinoceronte! Lavei meu espesso couro, escovei meu chifre, comi um chumaço de ervas e me preparei batendo e removendo a terra com minha grossa pata cascuda para ultrapassar as barreiras e desafios daquela selva. Os compromissos inacabados, as expectativas dos clientes, as pressões da empresa, a imperfeição dos coordenados.

Mal terminara a manhã e a dor ardia meus ombros e cacunda. Acelerava meu ritmo imaginando passar ligeiro o dia. Toda sexta-feira carrega consigo a pressa, como se nela o mundo acabaria. Mas em mim o que sempre está latente é a exclamação célebre do saudoso conterràneo Tancredo Neves: "Meu compromisso é com a liberdade!". Ao ideal da Inconfidência Mineira, gravado em sua bandeira, adiciono por conta de meu próprio ideal a paz, a tranquilidade, a serenidade, o vagar, o sossego. _ Um viva aos despachantes! Nesta sociedade que nos engole e aprisiona, pago com meus melhores e mais produtivos anos o preço de meu ideal. A motivação sem entusiasmo que ergue as toneladas do rinoceronte.

O safári acabava e o balanço era inevitável. Escapado das lanças dos invejosos, da flechas dos traidores, das balas dos ditadores, prepararia o próximo em minhas mensagens, planilhas, gavetas e arquivos. O duro e espesso couro do rinoceronte não se feriram. Mas seu cérebro parecia ter encolhido na capacidade de pensamento e raciocínio. Uma vitória apenas. O sucesso estaria por vir. Talvez no sábado e no domingo.


fim



MINEIROSDORIO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui