Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Origem dos números -- 05/06/2003 - 14:12 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Origem dos números

Márcia Marques*

Números - Nume ou Númen, s. m. (latim númen) Divindade, poder celestial. Cada um dos deuses do paganismo. Gênio. Inspiração. Nume tutelar, espírito protetor. Na astronomia, já se fazia referência ao áureo número, número da ordem de um ano no ciclo lunar.

0 - Zero – O círculo simboliza o universo, o infinito, o início e o fim.

É a fonte de todos números. Pode ser representado pela serpente de ouroboro. A boca está mordendo o próprio rabo. O tudo ou nada. Lembra um óvulo, que pode ou não ser fecundado.

1 - Simboliza a individualidade, sol, coragem, liderança, originalidade, criatividade, yang (energia masculina).

Um - Representa Deus o criador origem de todas as coisas, enquanto Pai, porque é o falo ereto da potência geradora . Representa o homem, o princípio masculino. A primeira noção que o homem teve de si mesmo. Colocando um ponto no centro do círculo temos a idéia de semente.

2 - Simboliza feminilidade, intuição, lua, paciência, suavidade, doçura, paz, cooperação, companheirismo, yin (energia feminina).

Primeiro n° par, feminino, negativo receptivo.

Número que representa as polaridades, lua/sol, dia/noite, calor/frio, vida/morte, espírito/matéria, dualismo fundamental do ser.

Duas asas de um pássaro. A amêndoa sagrada formada pela intercessão de dois círculos que representam o Céu e a Terra. O ponto focal, grande fornalha da vida, onde se junta os pólos opostos: o da existência e da morte .

A amêndoa sagrada é o símbolo da vagina.

3 - Simboliza criação, filho, alegria, auto-expressão, comunicação, sorte.

O três é o resultado da união entre 1 e 2 , o pai e a mãe, gerando o filho, formando a tríade. Os celtas acreditavam que encontrar um trevo trazia boa sorte.

O número 3 traduz a idéia de progressão cíclica, nascimento, apogeu, morte. Tem um significado divino. Os egípcios o representavam com um olho dentro de uma pirâmide (o 3º olho). Nas religiões, existe o aspecto da trindade. No Cristianismo: Pai, Filho, Espírito Santo; no Hinduísmo: Brahma, (criação) Vishnu (conservação) Shiva (destruição). No Egito, os mitos Osíris, Íris e Hórus. Entre os maçônicos: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

4 - Simboliza construção, trabalho, rotina, disciplina, solidez, estrutura.

Depois de formar família, o homem preocupou-se com abrigo e proteção. Precisava de moradia. O 4 simboliza a terra, o material, o quadrado, sacrifício e muito trabalho. As quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), as 4 qualidades essenciais (seco, úmido, frio e quente), os 4 elementos (terra, fogo, água e ar). Os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).

O 4 sagrado corresponde à cruz de abas iguais.

5 - Simboliza os cinco sentidos e as cinco direções, além de curiosidade, viagem, movimento, sexualidade, liberdade, mudança.

Depois de construir um lar, o homem sai para conhecer o mundo, os prazeres.

É o número que simboliza o ato sexual, de amor. A união do microcosmo e do macrocosmo, a união do humano e do divino. O 5 está no meio dos números, o que demonstra flexibilidade e possibilidade de escolher entre o profano e o divino.

A estrela de cinco pontas simboliza o homem perfeito com as cinco qualidades: bondade, justiça, amor, sabedoria e verdade. Representa os quatro membros do homem, mais a cabeça. A bondade corresponde às pernas, a justiça às mãos, o amor à boca , a sabedoria aos ouvidos e a verdade aos olhos.

Os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Os chineses baseiam-se em cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra; cinco sabores: salgado, amargo, ácido, picante e doce; cinco sentimentos: cólera, prazer, alegria, dor e amor. Podem ser trabalhados, através das cinco vísceras: rins, pulmões, baço, fígado e coração.

6 - Simboliza responsabilidade familiar, amizade, amor, carinho, grupo, comunidade, casamento, estabilidade.

Depois de andar nas cinco direções, o homem volta-se ao lar e à comunidade. Sua preocupação é o casamento e a família, buscando a harmonia no lar e na sociedade. O símbolo é a Estrela de David, onde naturezas feminina e masculina ficam sobrepostas. A criação durou 6 dias, simbolizando a satisfação, depois do esforço.

O 6 o símbolo do equilíbrio, pois contém os quatro elementos: fogo, ar, água e terra.

7 - Simboliza espiritualidade, sabedoria, criação, dominando a matéria e autoconhecimento, introspecção, profundidade, estudo, privacidade intelectualidade, purificação.

Depois de se voltar à família e à comunidade o homem sentiu necessidade do lado espiritual, religioso, buscar a Deus. O ser humano renova todas as células de 7 em 7 anos; no rosto do homem há 7 orifícios. E existem as 7 cores do arco-íris, as 7 notas musicais, os 7 dias da semana, os 7 planetas. Também foi no 7º dia que Deus descansou, depois da criação; esse repouso assume caráter sagrado e indica reflexão, diante da fadiga e do empenho. Introspecção e afastamento do mundo e meditação.

8 - Simboliza prosperidade e domínio do mundo material. Sucesso, riqueza, poder, determinação, talento, organização, estratégia, eficiência, competência, habilidade financeira, concentração, verdade, justiça.

Depois de passar pela evolução espiritual, o homem volta-se à expansão dos negócios. O oito é um número ligado ao carma. Terá o que é seu de direito.

O oito é o símbolo do infinito. Indica o eterno movimento em espiral dos céus. Um círculo sobre outro ou ainda um quadrado sobre do outro. É representado também pelo octógono.

9 - Simboliza a preocupação do homem em relação à humanidade. Generosidade, fé, carinho, habilidade, mente universal, dinamismo, desprendimento, desapego, solidariedade, compreensão, sabedoria, incondicionalidade, doação, compaixão.

O homem tornou-se solidário e preocupado com o próximo.

Tudo que se manifesta no universo passa por nove estágios. O homem demora 9 meses para nascer. Nove é o número da iniciação, pois, sendo o último e mais elevado dos algarismos elementares, assinala o fim de uma fase de desenvolvimento espiritual e marca o início de outra, superior, simbolizada pela passagem das unidades às dezenas. Representa a realização total do homem. Todos seus desejos são satisfeitos, espiritual e material, para se dedicar ao amor incondicional por tudo e todos, em busca da perfeição. Representa a imagem completa dos três mundos: material, espiritual, e anímico. Simbolizando a verdade total e completa.

* Numeróloga

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui