Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Goethe -Resultados e significado dos seus estudos botânicos -- 27/08/2002 - 19:45 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




















......................................................................................................................................................



Resultados e significado dos estudos botânicos de Goehte



Desde os primeiros estudos biológicos para denominação e nomenclatura das plantas, pode-se avaliar o valor da descoberta de Goethe sobre a metamorfose das plantas. Por isso, hoje J.W.v.Goethe é citado nos grandes léxicos da Biologia como " incomparável morfólogo , que perseguiu a definição de formas e características individuais /... / ". Seu mérito, pelo que consta, está na ênfase que deu às semelhanças morfológicas, que depois acentuaram mais ainda a forma, que foram compreendidas como arquétipos ou protótipos.A idéia sobre as metamorfoses expandiu-se, então, nos meios científicos e Goethe recebeu o incentivo de Linné. Estudando as plantas, Linné havia distinguido uma enorme quantidade de organismos, caracterizando-os individualmente com nomes próprios. Porém, Goethe compreendia todas as partes das plantas, com exceção das raízes e dos talos, como sucessivas transformações de um órgão fundamental que ele chamou de "folha"; aqui está, disse ele, "o genuíno segredo de Proteus".Assim, Goethe foi o primeiro a enunciar a idéia da metamorfose das plantas e a provar a lei das transformações:1. a metamorfose da folha, a partir do seu embrião, até o pleno desenvolvimento, por assimilação;2. a metamorfose como origem da transformação do corpo da folha em cálice, flor, estame e fruto;3. a metamorfose como origem da existência de diferentes tipos de plantas.Ordo, aqui, refere-se a Origo.Assim, Goethe clareou o caminho para novos modelos de reflexão e aprendizagem, como os que llhe foram apresentados por Lamarck e Darwin.O modesto quadro de variedades de indivíduos que deveria existir, como no início dos tempos, não perdurou por muito tempo. Vigorava a concepção de um superdesenvolvimento geral significando adaptação (Lamarck) e a de uma seleção reprodutiva natural (Charles Darwin).Goethe procurou, também, um esclarecimento para a prevalecente reorganização:"Mais devagar vai a seiva, estreita-se o vaso,E, de pronto, mostra a forma suaves efeitos."Porém, seu aprendizado sobre seivas ficou ultrapassado, depois dos modernos conhecimentos da Biologia. Afinal, vemos que não é justificável caracterizar Goethe como morfólogo . A Morfologia é o estudo da forma externa, a estrutura dos organismos e as relações de lugar dos seus órgãos.Goethe agia naturalmente como morfólogo, tendo até se caracterizado como "um pioneiro", um Goethe diferente de Darwin, e Ernst Häckel foi mais longe, dando a idéia de Goethe como sinônimo de teoria da descendência. A discussão sobre isso gerava sempre uma nova decisão, que todas as partes deveriam ser capazes de aceitar, porém, isso nunca aconteceu. Percebeu-se, porém, que não era tão simples fazer Goethe ser aceito pelos darwinistas, porque originalmente Goethe não objetivava história da natureza, mas a fenomenologia das formas naturais.Comparando formas de plantas umas com as outras e determinando suas diferenças, ele recaía sempre na área da Morfologia, quando ele se aproximava de um esclarecimento para as diferenças entre as espécies das plantas.Finalmente, ele entra completamente na área da fisiologia, quando ele fala de uma " metamorfose das plantas ", porque os Morphäs eram o resultado da metamorfose, porém, a fisiologia seria a causa real! Finalmente, veio do renomado botânico Adolf Hansen a conclusão de que o que Goethe estava ensinando sobre a metamorfose das plantas fazia sentido, a formação do órgão no reino das plantas era correta, e até o presente é o único ensinamento que perdurou reconhecido nesse ramo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1897 vezesFale com o autor