Usina de Letras
Usina de Letras
216 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Circular de Pio XII para salvar judeus -- 23/04/2007 - 11:52 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Erro de data na circular de Pio XII para salvar judeus

www.zenit.org

ROMA, quinta-feira, 19 de abril de 2007 (ZENIT.org)- A circular, citada pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, assinada por Pio XII para salvar os judeus perseguidos pelos nazistas é de 25 de outubro de 1943 não de 1945, como havíamos escrito por um erro de transcrição.

Publicamos a notícia corrigida. Obrigado por sua compreensão.

Pio XII deu indicação de acolher a judeus perseguidos, revela o cardeal Bertone
Em uma circular de 25 de outubro de 1943

ROMA, quarta-feira, 18 de abril de 2007 (ZENIT.org).- O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, revelou nesta terça-feira que Pio XII assinou uma carta na qual pedia a todos os institutos religiosos que abrissem suas portas para acolher os judeus perseguidos pelo nazismo.

O Papa Eugenio Pacelli, em 25 de outubro de 1943, assinou «uma circular da Secretaria de Estado com a qual se dava a orientação de acolher os judeus perseguidos pelos nazistas em todos os institutos religiosos, de abrir os institutos e inclusive as catacumbas», explicou.

Com suas palavras, o purpurado salesiano comentou a crise que surgiu na semana passada por causa da exposição de um painel sobre Pio XII no Yad Vashem, o Mausoléu do Holocausto em Jerusalém, no qual aparece uma explicação que indica Pio XII como responsável do «silêncio» e «da ausência de orientações» para denunciar o Holocausto.

O presidente do Yad Vashem, Avner Shalev, prometeu reconsiderar a maneira na qual se apresenta o Papa.

Ao participar da apresentação do livro de Maria Franca Mellano, «A obra salesiana de Pio XII no Apio Tuscolano de Roma», no Instituto Pio XI de Roma, no qual se documenta a salvação de centenas de judeus nesse centro, o cardeal Bertone definiu aqueles fatos como «uma história luminosa de generosidade».

«Mas esta obra foi possível, não só aqui, mas por toda parte, por uma circular da Secretaria de Estado com a assinatura de Pio XII», acrescentou o cardeal. «É impossível que Pio XII, que assinou aquela circular, não aprovasse esta decisão.»


Obs.: E tem vagabundo que até hoje chama Pio XII de "o Papa de Hitler" (F.M.).







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui