Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIONÍZIO CURADOR, MEU PARENTE. -- 27/08/2002 - 08:41 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIONÍZIO CURADOR, MEU PARENTE.

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



(Este texto está na INTERNET, no seguinte endereço:

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=11407&cat=Artigos) ou www.mariomartins.com.br









Mário Ribeiro Martins*





Mário Ribeiro Martins é membro da Academia Goiana e da Academia Tocantinense de Letras, Procurador de Justiça e Escritor.(mariormartins@hotmail.com)

















DIONÍZIO MARTINS DE SOUZA(DIONÍZIO CURADOR) nasceu em FUNDÃO DE BROTAS(Jordão de Brotas, hoje Ipupiara, Bahia), em 1898, mas foi registrado alguns anos depois em Morro do Chapéu, também na Bahia.



Estudou as primeiras letras, em sua terra natal(Jordão), com os professores primários JOÃO CAPOTE e JOÃO PAPAGAIO.



Filho de Roberto Martins de Souza e Marcolina Rosa de Jesus. Teve vários irmãos, entre os quais, José Martins de Souza(Professor Zé Martins), Felisberto Martins de Souza, Nelsina Martins de Souza, Liana Martins de Souza e Alexandrina Martins de Souza, casada com o “finado” Baio (Liberino Francisco Martins), irmão, por sua vez, de Gasparino Francisco Martins(avô do autor destas notas), em Ipupiara, Bahia.



Casou-se, a primeira vez, com 20 anos de idade, em 1918, ficando viúvo alguns anos depois, tendo deste casamento os filhos Isaias Martins, Geremias Martins e Alípio Martins.



Em 1926, com 28 anos de idade, sob o comando do Coronel Horário de Matos, passou a fazer parte do grupo que combateu a Coluna Prestes, com a patente de Tenente Farmacêutico, indo até a Bolívia, quando a coluna desbaratada, penetrou no território boliviano, em outubro de 1926. Relembre-se que, sob a orientação do General Mariante(Álvaro Guilherme Mariante), Representante do Ministério da Guerra, o Coronel Horácio, com 560 homens armados, lançou-se contra a Coluna, comandando o Batalhão Patriótico Lavras Diamantinas. No ano seguinte (1927), retornou ao Fundão de Brotas, de onde tinha saído para acompanhar o Coronel Horácio.



Em 1931, quando tinha 33 anos de idade, mudou-se para Canoão, Bahia, onde se casou, pela segunda vez, com Raimunda Martins de Souza, com quem teve vários filhos, entre os quais, Alcina Martins de Souza, Eliane Souza Rocha(ou Aleônia, LIÓ, nascida em 1934, em Canoão, Bahia)e Samuel Martins de Souza.



Retornou ao JORDÃO e lá viveu até 1940, como Curandeiro e Fazedor de remédios, via ervas medicinais. Mudou-se para Canabrava do Gonçalo(hoje Uibaí), Bahia, também como Curador.



Durante muito tempo viveu em Irecê, Bahia, onde ficou conhecido como “DIONÍZIO CURADOR”, encontrando-se no elenco dos curadores mais famosos da região, ao lado de Zé Rocha, Antônio Batista, Albino Serra Grande e Astolfo Dourado.



Deslocou-se para o garimpo de Gilbués, Piauí, onde foi garimpeiro e curandeiro e onde também nasceu sua filha Noeme. Esteve em Lizarda, norte de Goiás, hoje Tocantins, onde chegou a ser proprietário de uma Fazenda. Mudou-se para Pedro Afonso, norte de Goiás, hoje Tocantins, quando esta cidade era a Capital Administrativa do norte goiano.



Retornou à Bahia e casou-se a terceira vez, com 71 anos de idade, em 1969, com Leonízia Pereira Leite, em Mato Verde de Ibititá, Bahia, com quem teve o último filho Merandolino Martins Pereira, nascido em Circo de Ibititá, em 14.12.1971, sendo que seu pai faleceu logo depois, em 1973, só que em Goiânia.



Graças à interferência de sua filha Eliane Souza Rocha(Dona Lió), DIONÍZIO, já idoso, transferiu-se para Goiânia, Goiás, onde faleceu em 1973, com 75 anos de idade.



Vários de seus filhos permaneceram em Goiás, ocupando funções diferentes, alguns como militares, entre os quais, Geremias Martins e Alípio Martins.



Quanto às filhas, Eliane Souza Rocha, que havia se casado primeiro com o baiano Celso Rocha, em Uibaí, Bahia, tornou-se enfermeira e mãe do Promotor de Justiça Célio de Souza Rocha, bem como da Advogada Consuelo Rocha e do Advogado Celso Rocha. De outro casamento, teve a filha Sheila. Do casamento com Dona Santa, Celso também teve Dorisdei Alencar Rocha(Professora), Délio Rocha(Advogado) e Sara Rocha(Publicitária).



Uma outra filha de DIONÍZIO, Noeme Martins de Souza, tornou-se mãe de Dorisdai(Engenheira Civil), Sílvia(Engenheira Eletricista) e Aguinaldo(Odontólogo).



Quanto ao seu filho caçula Merandolino, nascido quando o pai já tinha 73 anos de idade, fez o segundo grau e tornou-se agricultor, residindo hoje em Circo de Ibititá, Bahia, juntamente com sua mãe que, atualmente(2002) conta com 76 anos de idade.



Entre os parentes de Dionízio Curador, destaca-se Marcolino Martins de Souza que foi Capitão da Guarda Nacional, em 1918, em Fundão de Brotas, na Bahia. A este ramo dos “martins”, estão também vinculados Alvino Francisco Martins, Jovito Francisco Martins, Gasparino Francisco Martins e Adão Francisco Martins. Este último, pai do autor destas notas.



Como se vê, minha tia Alexandrina Martins de Souza(irmã do velho Dionízio Curador), foi casada com o “finado” Baio (Liberino Francisco Martins), irmão, por sua vez, de Gasparino Francisco Martins(avô do autor destas notas).



DIONÍZIO MARTINS DE SOUZA é mencionado no livro “IRECÊ-HISTÓRIA, CASOS E LENDAS”, do escritor Jackson Rubem, na página 55, como “Dionízio Curador”.



Eliane Souza Rocha(Dona Lió), como era chamada, faleceu em Palmas, Tocantins, no dia 26.07.2008, com 74 anos de idade.





*Mário Ribeiro Martins

é escritor e Procurador de Justiça.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.mariomartins.com.br

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

Fones: (063) 215 44 96. Celular-(063)99779311.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui