Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Petralha -- 18/09/2000 - 18:00 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Petralha

Você conhece alguém "do contra"? Se não, precisa ser apresentado ao meu amigo Petralha. Ele deve ter aí seus quarenta e cinco anos. Não casou, mas tem dois filhos pequenos.

- Essa mulherada de hoje é tudo puta! - afirma para quem quiser ouvir. Queria ver se fosse no tempo da minha mãe, que tinha de lavar roupa na beira do rio. Hoje não! Querem máquina de lavar, de secar e só não pedem máquina de passar porque ainda não existe.

O mais impressionante no Petralha é sua capacidade e dedicação para armar o barraco a qualquer hora do dia. Às vezes chega calado ao bar do Marião, como se fosse permanecer mudo até o fim da tarde. Mas não demora muito e ele entra no assunto, invariavelmente para contrariar quem estiver com a palavra. E não importa se, na semana anterior, ele tivesse dado outra opinião sobre o mesmo assunto. Tomemos o Itamar como exemplo. Já ouvi da boca do meu amigo, mais de uma vez, que o governador mineiro era um lunático, doido varrido mesmo, e que devia estar num manicómio, enclausurado e incomunicável. Ora, mas não é que dia desses o Petra o estava elogiando?...

- Só o Itamar tem coragem de encarar o FHC. O Brasil tá precisando de gente que fale na cara, como ele.

Mas isso é fichinha. As vezes, para encurtar o assunto, um dos amigos acaba se rendendo ao ponto de vista dele. Foi o caso do Arnaldo - palmeirense - que acabou concordando que o São Paulo do Telê foi o melhor time da última década, mesmo o Arnaldo sendo palmeirense. Não passaram vinte minutos e lá estava o Petralha descendo o pau no Telê e em toda a comissão técnica. Alegou que o seu próprio time só tinha conquistado tantos títulos porque a Diretoria soube investir na contratação dos jogadores. Vai entender!...

Um dia criei coragem e quis esclarecer a coisa com o velho amigo:

- Por que você está sempre atrás de uma polêmica? - perguntei.

- Não é, Lúcio. É que eu não consigo ficar calado ouvindo tanta besteira desses idiotas do bar.

- Mas você vira e mexe se contradiz...

- Como assim?

- Você sabe... Outro dia mesmo você dizia que a mulher do Ricardo era boa praça, e agora você está xingando a pobre coitada!!

Refletiu alguns poucos segundos e colocou a mão pesada no meu ombro. Alegou que quem se contradizia era a jovem senhora, que num momento parecia ser simpática e no outro lhe virou as costas, ao vê-lo no supermercado.

- Você acha que pode? - perguntou-me, indignado.

Nesse ponto tive de concordar com ele. Nada mais terrível do que uma pessoa que te conhece fingir que você não existe, sem motivo aparente. Dei-lhe todo o apoio. Ontem, porém, estava tomando uma gelada com o Ricardo e toquei no assunto, cheio de dedos. Ele me disse que o Petralha espalhara por toda a vila que sua cunhada - irmã da esposa - estava grávida, e que por isso a mulher ficara revoltada.. Fui atrás do Petralha, pedindo uma explicação.

- Foi o que eu fiquei sabendo... - confirmou.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui