Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil aparece em 73ª na lista de Desenvolvimento Humano da -- 22/08/2002 - 11:13 (rodrigo guedes coelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Brasil subiu duas posições no ranking do 12º Relatório Anual de Desenvolvimento Humano da ONU. O país aparece na 73ª posição da lista de 173 países que fazem parte do relatório. Noruega é exemplo de democracia e tolerância racial.



BBC (Londres)



No ano passado, o Brasil ocupava a 69ª posição, mas se fossem incluídos os 12 novos países que apareceram na lista deste ano, o país estaria na 75ª posição.



A Noruega voltou a ocupar o primeiro lugar da lista, seguida por Suécia, Canadá, Bélgica, Austrália e Estados Unidos – as últimas posições são ocupadas por 24 países africanos, com Sierra Leone em último.



Democracia em risco



Ainda segundo o relatório da ONU, a crescente desigualdade social e a corrupção em todo o mundo estão colocando em risco a democracia instaurada recentemente em vários países.



O Brasil é citado no relatório como um dos paíse em que a desiguadade também aumentou.



Segundo o documento, das 81 nações que avançaram para a democracia nos últimos 20 anos, somente 47 ainda são consideradas democracias totais, com todos os grupos representados no poder.



O péssimo desempenho desses países coincide com governos autoritários ou situações de conflitos internos, principalmente na chamada África Sub-Sahariana, onde, segundo o relatório, há militares intervindo no governo de um em cada quatro países.



"Em todo o mundo, há uma opinião crescente de que a democracia não trouxe desenvolvimentos como mais empregos, escolas e serviços de saúde para as pessoas comuns", afirmou Sakiko Fukuda-Parr, principal autora do documento da ONU.



Mas relatório alega que caminhar para a democracia é uma forma de construir sociedades mais estáveis – rebatendo um argumento levantado pela China, Paquistão e outros países de que o passo lento para a democracia é necessário para manter a ordem.



"O desejo de estabilidade geralmente leva à noção de que regimes não democráticos resistem à perspectiva de uma maior ordem pública e um desenvolvimento econômico mais rápido", disse Fukuda-Parr.



"A História e várias pesquisas acadêmicas não mostraram provas de que regimes autoritários são melhores para trazer progresso social e econômico", afirmou.



Além disso, segundo o relatório, países democráticos têm menos chances de entrar em guerra contra outros.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui