Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Dependência afetiva -- 16/05/2003 - 21:57 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Depender de qualquer coisa sempre será algo desagradável, tudo aquilo que foge do nosso controle e independe de nossa vontade nos causa uma sensação de insegurança e desconforto que jogam nossa qualidade de vida para níveis bem ruins.
Existem vários tipos de dependência como a econômica, política ou sexual, todas elas são nocivas seguindo aquele paradoxo do “todo que é em excesso faz mal”, a dependência afetiva não é diferente, ela é algo que influencia e muito a vida de uma pessoa que está disposta a amar alguém,mas que acaba não sabendo lhe dar com os seus próprios anseios e sentimentos e termina por ficar doente e totalmente dependente de um amor que nem sempre será correspondido na mesma medida e pago na mesma moeda.
Devido à forma como a sociedade atual se organizou e moldou comportamentos à dependência afetiva encontrou um terreno muito fértil para se desenvolver, a violência e o medo causam nas pessoas a necessidade de proteção e abrigo que muitos vão buscar nos braços de outrem, o casamento outrora uma instituição falida, voltou a ser propalado como a salvação das pessoas e o objetivo de vida, muitas mulheres são criadas para se casarem e ter isso como o grande objetivo da vida, as pessoas ficam com a sensação de que sozinhas não podem ser felizes( algo em partes correto no meu ponto de vista, porem o problema é a forma que elas encontram para suprir suas necessidades de proteção e amor),o individualismo cada vez mais latente se contrapõe à necessidade de companhia e isso acaba causando muitos conflitos em nossas vidas,temos sempre a sensação de estamos perdidos.
O amor começa bem quando se tem amor e respeito por si mesmo e isso não é uma conquista muito simples, a complexidade desse fator acaba afastando muitos dessa luta e do sucesso na conquista disso é que depende a maioria de nossos objetivos na vida, nossa segurança e auto-estima são afetadas pela solidão, é difícil se considerar bom sem aprovação externa, e quando chega o inverno e você começa a ver os casais por ai abraçadinhos e só você sozinho é que bate aquela deprê.
Quem não gosta de se sentir amado? De saber que alguém se importa contigo e te quer bem?
Todos nós somos pouco seguros interiormente,graças em grande parte a civilização e a época em que vivemos(uma sociedade toda pautada em competição, no ter e não no ser, a mídia nos bombardeando com exemplos de pessoas bem sucedidas, nos torpedeando com padrões de beleza e até de comportamento), o amor acaba se tornando sinônimo de segurança e bem-estar garantidos, ficamos com a impressão que se não temos alguém do nosso lado jamais teremos uma felicidade plena e uma vida cheia de realizações.
É muito natural ter vontade de ficar com uma pessoa querida, assim como sentir falta quando a pessoa está ausente. Mas, quando você sente falta a ponto de ficar angustiado, quando precisa dele para sentir que existe, não é mais amor,passa a ser dependência afetiva .O ambiente familiar em que crescemos influencia quase tudo que vivenciamos durante a vida inteira e crescer num ambiente familiar disfuncional contribui muito para o surgimento de dependentes afetivos,mas não pense você que famílias normais existem, todas elas tem seus defeitos e virtudes,os pais sempre tentam fazer o seu melhor,mas nem sempre o conseguem e o resultado é que alguns de seu filhos se tornam adultos inseguros que não confiam mais nos seus próprios sentimentos e simplesmente aceitam como "verdadeiro" o que lhe é dito por suas fontes de informação, têm enorme deficiência emocional por acharem que não receberam carinho suficiente e serão adultos com problemas de relacionamento assimilado com os comportamentos e papeis desempenhados dentro da sua própria família.
A sociedade em que vivemos prega esse tipo de comportamento(o de dependência afetiva), principalmente para as mulheres que aprendem a se dar mais do que deveriam, espera-se da mulher muito mais do que elas gostaria que esperassem.
Os looney tunes( personagens de desenho animado da turma do Pernalonga) tem uma personagem que personifica bem o que faz um dependente afetivo e o que sente sua vitima, a Felícia.
Ela é uma garotinha que adoro bichos e é super carente,tá sempre chorando e pedindo atenção dos outros, no fundo ela só que agradar,mas quando um daqueles coelhinhos caem nos seus braços eles sofrem, ela diz:
“ Eu vou te abraçar , abraçar e depois te apertar, apertar!!!”
E os bichinhos são espremidos e ficam vermelhos e quase sem respiração,ficam loucos para fugir dela e no entanto elas os adora e os ama.
Por isso cuidado para não ser uma Felícia ou para não se tornar um coelhinho desses.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui