Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Eu agora sou doutora -- 29/10/2004 - 20:49 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Eu agora sou doutora!





Ela foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.
Hesitou, sem saber bem como se classificar.

- O que eu pergunto é se tem um trabalho, insistiu o funcionário.

- Claro que tenho um trabalho, ela exclamou. "Sou mãe."

- Nós não consideramos "mãe" um trabalho. Vou colocar "dona de casa", disse o funcionário friamente.

Uma outra ocasião se encontrou em situação idêntica. A pessoa que a atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

- Qual é a sua ocupação? - perguntou.

Ela não sabe o que a fez dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-lhe da boca para fora:

- Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.

A funcionária fez uma pausa, a caneta a apontar para o ar, e olhou-a como quem diz que não ouviu bem. Ela repetiu pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas e então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

- Posso perguntar, disse a funcionária com novo interesse, - o que faz exatamente?

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ela respondeu:

- Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi dois projetos (uma menina e um menino). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?), o grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24...).

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente me abriu aporta.
Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma menina linda de 12 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu mais novo experimento hoje com 9 anos,(ele estava tocando flauta), tentando tirar um novo som.
Senti-me triunfante !!! Maternidade... que carreira gloriosa!
Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas", as bisavós: "Doutora – Executiva Sênior" e as tias: "Doutoras Assistentes".


a.d. ft/NET
produção visual: CARLOS CUNHA






Visite a minha página clicando aqui

CARLOS CUNHA/o poeta sem limites

dacunha10@hotmail.com




Leia: O verdadeiro valor





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui